A motivação que determina o quanto a sua vontade de fazer as coisas será intensa ou deixará desistir. Quando você ajusta ela adequadamente nada te segura.
Qual a sua principal razão para abandonar as coisas no meio do caminho?
 
A razão é simples: Você esqueceu de levar em consideração quais sentimentos e emoções tem sobre determinado resultado. A real motivação!
De acordo com Herbert Simon, cientista Americano ganhador de Nobel:
“Para que possamos ter algo como uma completa teoria da racionalidade humana, nós precisamos entender qual o papel que a emoção possui nela.”

Como o Dr. Simon e vários outros já explanaram, as emoções influenciam, distorcem ou, ás vezes, determinam completamente o resultado de um grande número de decisões com as quais somos confrontados em um único dia.

Por este motivo cabe a todos nós que queremos tomar as melhores decisões mais objetivas, saber tudo sobre emoções e seu efeito no nosso processo de tomada de decisões

A pergunta chave é…
 

Por que emoções são realmente importante para mim?

 
No momento que definimos um plano, nós pensamos em detalhes de cada etapa, mas você precisa das emoções e sentimentos para entrar em ação. Quantas histórias de sucesso você já ouviu de pessoas que perderam tudo, estavam sem dinheiro, desesperadas por algum motivo e são extremamente bem sucedidas hoje? Elas sabiam de qual motivação exata que precisavam.
Um dos maiores nomes mundiais quando o assunto é desenvolvimento pessoal (para mim o maior nome mesmo) é Tony Robbins. Tony desmistifica as “forças invisíveis” que fazem com que façamos o que fazemos. Desde decisões de alto impacto que mudam todas as nossas vidas, até decisões mínimas como o que ter para o café da manhã, isto é, tudo aquilo que são nossas micro decisões diárias.
Tony aborda em como modelamos nosso mundo e como as nossas necessidades humanas básicas modelam as decisões que tomamos o tempo todo.

As 6 Necessidades Humanas, segundo Tony Robbins

Durante sua palestra no TED, Tony provoca levemente o público presente para perceber como eles valorizam as seis necessidades humanas básicas que são:
  1. Certeza e conforto
  2. Incerteza e variedade
  3. Significado ou importância
  4. Amor ou conexão
  5. Contribuição
  6. Crescimento

Não importa como nos relacionamos com cada um destes valores, precisamos entender que explorar nossas necessidades básicas emocionais é fundamental para entender as razões por trás de nossas ações, bem como as ações e reações de outras pessoas.

Assista à palestra na íntegra:

 

Como gerar positividade para sua motivação

Uma coisa é muito certa… Falar sobre positividade e motivação é fácil, mais complexo e viver isso.

Muitas pessoas assumem a culpa por emoções que nem são delas ou que elas nem sabem direito como lidar com o sentimento…

Exemplos são:

  • Eu não deveria me sentir assim.
  • Eu deveria ser mais grato depois de tudo o que ela fez por mim.
  • Eu não deveria xingar outros motoristas, afinal todos estão cansados querendo ir para casa.
  • Eu não deveria me lamentar tanto.
  • A vida é tão injusta comigo.
  • Ela tem mais sorte do que eu em tudo. Não é justo!

Como consigo trabalhar minhas emoções?

Antes de saber como trabalhar suas emoções gostaria de trazer para você a origem das emoções.

Cada sentimento começa com um estímulo externo, não importa se é algo que foi dito por alguém ou se foi algum evento físico. Abordamos este assunto muito intensamente no nosso curso online chamado Dono do Tempo.

Cada estímulo gera uma emoção não percebida pelo cérebro que faz com que o corpo produza hormônios como resposta. Estes hormônios entram na nossa corrente sanguínea e criam emoções positivas ou negativas.

Nós não escolhemos nos sentir tristes ou felizes. É uma reação natural em resposta a algum evento que ocorreu conosco. Não é um botão mágico!

Por este motivo não irá ajudar em nada criticar ou julgar os sentimentos de outras pessoas, como esposa, marido, filhos e colegas de trabalho. Eles não sabem a origem do sentimento e também não escolherem se sentir assim. Ao julgar você estará elevando sentimentos, para um lado mais agressivo ou depressivo. Não há uma racionalidade no pensamento.

Buscando neutralizar as emoções negativas

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as emoções e suas origens, vamos analisar como neutralizar as emoções negativas para que você possa acionar a alavanca da positividade na sua rotina.

Veja abaixo algumas sugestões de simples implementação.

1. Mantenha-se sempre positivo

Você procrastina as coisas quando está de mal humor. Quando você executa algo porque aquilo te faz bem, você se empenha ainda mais e os resultados aparecem, na maioria das vezes, mais rapidamente.

A positividade consciente aumenta a sua produtividade e torna você mais bem sucedido. Mas não se iluda!

Controle os resultados, analise o rumo e faça ajustes quando necessário. Sonhar acordado achando que ser somente positivo vai ajudar é ilusão. Positividade é o combustível, a máquina é você! E você precisa ligar a máquina!

Imagine qual o cenário ideal que você gostaria de estar e projete esta imagem mental na sua mente. Imagine a situação perfeita, o local, quem está com você e como está se sentindo. Projete esta imagem e guarde ela com você para os momentos que precisar buscar forças.

 

2. Crie um sistema de recompensas

Quando você conquista algo da sua lista de metas importantes, se dê uma recompensa.

Pode ser desde uma ida para algum lugar que você nunca visitou, um restaurante ou uma cerveja que você nunca experimentou.

Lembre-se de criar a recompensa com algo que você normalmente não iria comprar ou se presentar. Precisa ser algo especial que você valorize e dê uma importância maior para a conquista alcançada.

O preço não importa, mas sim o que realmente representa para você na sua vida neste momento.

3. Tenha um anjo

Se você tem pessoas com as quais pode contar e que podem te motivar, conte para elas seu objetivo e peça para que ela periodicamente acompanhe você.

Compartilhe suas ideias, e se precisar, conte com a ajuda desta pessoa para não desistir.

Lembre-se que a meta é sua, então não terceirize seus objetivos, seja o único responsável pela sua jornada e assuma total responsabilidade por tudo.

É por este motivo que existem grupos no WhatsApp, Facebook ou outras comunidades.  Quando você está mudando, você tem recaídas e precisa de um amparo, de um “puxão de orelha” ou algo que ajude você a manter o movimento de mudança!

4. Cerque-se de pessoas ao seu redor que são referência para você

Você somente consegue ser tão bem sucedido quanto à pessoa mais bem sucedida no meio de convivência.

Se você não conhece pessoas assim, então comece a ver as pessoas que tem este perfil e mapeie o comportamento delas para que você possa replicar este modelo de postura.

O importante ao escolher pessoas ou moldar comportamentos é escutar quem já tem o sucesso que você deseja para você. O que você irá encontrar mais são pessoas dando conselhos que elas mesmas não conseguiram realizar ainda.

 

Com os itens citados acima você acaba aprendendo sobre dar o primeiro passo quanto à sua motivação, mas se você quiser ir além você pode entender porque as pessoas que estão constantemente motivadas fazem coisas diferentes das que não estão motivadas.

Mas a sua motivação pode ser melhorada mais ainda!

Como melhorar minha motivação

Você pode seguir alguns truques para melhorar sua motivação e estar mais atento em como suas decisões acabam influenciando suas escolhas (e seu estado de humor também).

O analista de carreiras Dan Pink examinou o quebra-cabeças da motivação, começando por um fato que os cientistas sociais conhecem já, mas os gerentes não: As premiações tradicionais nem sempre são tão efetivas quanto achamos. Assista este vídeo com histórias mais do que inspiracionais e, talvez, um caminho para o seu futuro.

Seus objetivos estão anotados em papel ou em meio eletrônico

Quando você começa a escrever seus objetivos, você começa a concretizar as possibilidades de o que deseja alcançar. Olhando para o que você deseja, diariamente, aumenta o seu nível de comprometimento com você mesmo e você começa e empregar mais energia no que faz.

 

Não deixe seus sonhos vagarem

Se você deixa seus sonhos definidos de forma abstrata é mais complicado chegar em resultados concretos. Parece que eles ficam “perdidos no espaço” e as dificuldades são ainda maiores. Ter ambição é ótimo, mas crie seu plano de ação pensando como cada etapa irá te ajudar a chegar nos melhores resultados.

 

Quando você se planeja, você antecipa as dificuldades

Imagine que você quer se motivar para começar a correr. Você compra um tênis novo, roupas confortáveis e está pronto para sair. De repente: A CHUVA! Como ficará agora sua motivação?

Muitos irão desistir, mas se você tivesse se planejado teria um casaco impermeável ou comprado uma capa de chuva.

Este é um exemplo simples, mas serve para você pensar que coisas simples também funcionam melhor quando planejadas e quando sabemos o que fazer quando estes problemas eventuais acontecerem.

 

Transforme você em prioridade

Sabe aquele espaço na agenda? Você precisa ter o seu! A única forma de você começar a fazer as coisas que realmente te dão prazer e te desafiam é ter um espaço fixo na sua agenda para as coisas que deseja realizar. Mesmo que pareça egoísta. Se você não tem tempo para você mesmo, quem mais terá?

Perceba o seu progresso, anote tudo o que tem feito e valorize cada etapa. Desta forma você irá perceber que tudo o que está fazendo será sempre em direção à sua melhor versão e trarão aquela motivação adicional de se mover para sua próxima conquista.

 

Desafie-se e mude as coisas que deseja

Será muito difícil encontrar a motivação necessária se as coisas forem muito simplistas ou fáceis.

Estabeleça objetivos que pareçam mais difíceis do que você consegue fazer neste momento, sem exagerar na dose. Aumente o desafio gradativamente.

Um exemplo para quem quer fazer exercícios, comece caminhando meia hora três vezes por semana, não deve ser um castigo, mas sim um presente para você. Aumente frequência e dias conforme for conseguindo fazer cada etapa. Não esqueça: PROGRAME-SE!

 

Aprenda continuamente

Cada passo que você dá é uma nova oportunidade para aprender. Nós nunca saberemos tudo sobre tudo. Aprenda alternativas, melhores práticas, processos. Converse com pessoas que já fazem o que você está motivado a fazer e troque experiências.

Não existem experiências inúteis. Existem pessoas que não querem experiências! E viram o que? (eu deixo a resposta por sua conta)

 

Lembre-se do propósito final

Cada mudança gera desconforto e dificuldades. Não se desanime! Pense sempre o que você está buscando a longo prazo e como isso irá te beneficiar. Celebre! Vibre! Mantenha-se me movimento! Seja positivo!

A busca contínua das coisas que te fazem bem são como uma adrenalina motivacional! Irão te estimular e ajudar a se desenvolver, crescer e viver mais intensamente sua vida!

 

Viva, aprenda, curta sua motivação

mas nunca se esqueça:

O que realmente te motiva e não deixará você parar?

Uma das principais diferenças entre pessoas que desistem logo é que elas não enxergam dificuldades como problemas, mas sim, como oportunidades para se desenvolverem. Com o que elas aprendem, elas se tornam mais fortes, mais resilientes e, ainda mais motivadas.

O que você anda aplicando na sua vida para trazer mais motivação, mesmo quando tudo parece tão difícil?

Nunca se esqueça que todas as pessoas buscam por uma vida melhor, mais plena e mais consistente. A chave de mudança ou felicidade é relativa e toda a experiência vivida até hoje irá fazer com que você sinta o que sente hoje e que tome as decisões da sua vida.

Não é vergonhoso chorar, rir, ficar nervoso. Vergonhoso é não reconhecer suas emoções ou ignorá-las. Isso que torna você único.

Todos somos exclusivos e únicos. E isso que torna a vida cada dia mais bonita e nos desafia a buscar um novo passo, um novo rumo, constantemente.

E para você? Qual é o seu maior desafio quando você pensa em emoções ou inteligência emocional?

Como você percebe sua vida mudando, dia após dia, e o que você tem feito para ser uma pessoa melhor e mais intensa nos seus sentimentos?