Seu comportamento pode ser a principal causa para você ser demitido! Já ouviu falar “Você é contratado pela sua competência técnica e é demitido pelo seu comportamento?”

Uma atitude ruim é como um pneu furado. Você não pode ir a lugar algum até que você mude (troque).

Quando falamos em trabalhos, podemos observar que muitos profissionais ditos como competentes são demitidos, de repente, de empresas e este fato é visto como surpresa.

Sendo bem honesto, ninguém é demitido “de repente”. O que acontece é que você recebe muitos sinais ao longo do caminho que indicam insatisfação ou necessidade de mudança que, nestes casos, você não souber interpretar.

Ok, Ricardo, não entendi, tem como explicar melhor? Tem sim, veja as situações abaixo.

Falta de trabalho em equipe

Você tem a fantástica habilidade de resolver tudo sozinho e nunca quer trabalhar com ninguém. Ah, mas isso é bom… Será? Atualmente empresas querem pessoas que trabalhem em grupo para resultados maiores e melhores em projetos com participação ativamente colaborativa. Pessoas que querem apenas trabalhar sozinhas tendem a denegrir colaboradores em busca de sua melhor autoimagem. E isso tem um impacto altamente negativo!

 

Você é produtor de melhores resultados

Você sabe que entrega acima da média, mas os seus resultados estão ligados a valores questionáveis, como mentiras, trapaças, justificativas ou, mesmo, algum outro tipo de falcatrua. Aqui você terá resultados por um tempo, mas a máscara cai com o tempo.

 

Sua moral com os demais colaboradores é ruim

Ninguém gosta de você devido às suas atitudes no ambiente de trabalho. Você só reclama, a culpa sempre é dos outros, trabalho em equipe não é importante para você, as informações que você espalha são desencontradas. Lembra daquela frase “Laranja podre, estraga as demais no cesto”?

Poderíamos ter mais alguns, mas acredito que estes já são suficientes para você entender, não é mesmo?

 

Entendendo o que precisamos melhorar

Todo seu trabalho, seu esforço e seu resultado é baseado em que chamamos de “pernas”: a perna técnica e perna comportamental.

Vamos analisar estas “pernas” para compreender melhor.

A perna técnica é para competências da sua função específica

Quando falamos sobre competências estamos fazendo um levantamento de todas as características aprendidas ao longo da sua vida para executar determinar função e para estar preparado para algo que você quer desempenhar profissionalmente. Alguns exemplos são:

  • Curso técnico ou tecnólogo
  • Faculdade ou pós-graduação
  • Cursos pontuais, como financeiros, vendas, compras, idiomas
  • Desenvolvimento humano
  • Palestras
  • Seminários
  • Livros

Estas são algumas das coisas que você faz para adquirir mais e mais conhecimento e se capacitar tecnicamente para sua vida profissional.

Os cursos trazem mais sustentação ao que você faz e trazem o famoso “conhecimento” de causa e norteiam o seu sucesso curricular baseado em competências.

Em contrapartida teremos um outro fator que é justamente:

A perna comportamental

Você começa a entender como o comportamento interfere no resultado das suas ações. De nada adianta você ser um ótimo técnico se não souber se relacionar com pessoas, se não souber resolver problemas entre pessoas e empresa, ou se você tiver atitudes ditas como negativas.

Conseguimos observar problemas comportamentais quando

  • uma pessoa reclama constantemente das demais ao seu redor;
  • criticam o resultado de outras pessoas;
  • os clientes reclamam do seu atendimento ou sua postura;
  • as pessoas reclamam da sua falta de profissionalismo
  • percebem que alguém está sendo vulgar ou inconveniente
  • prejudicam a reputação da empresa;
  • existe a possibilidade de haver assédio;
  • você é visto como fofoqueiro;
  • pessoas são muito egoístas;
  • você sempre chega atrasado ou sai mais cedo;
  • a pessoa altera seu tom de voz constantemente quando em desacordo.

Estamos falando de apenas algumas características mais comuns aqui. Você consegue se imaginar trabalhando todos os dias em um ambiente “minado” de tal forma?

 

5 passos para mudar suas atitudes e comportamentos

Em primeiro lugar e, acima de tudo, você precisa entender que precisa mudar e que seu comportamento está sendo nocivo no ambiente que você faz parte. Vamos ver como podemos iniciar um processo de mudança.

 

1. Tomar conhecimento

Você precisa perceber, seria e honestamente, que precisa mudar. Preste atenção no que seus colegas de trabalham falam sobre você, o que seu superior diz, o que sua família pondera. Analise o que está sendo colocado e busque entender o porquê de as pessoas terem pontos de vista diferentes do seu!

 

2. Aceitar o comportamento a ser mudado

Após tomar conhecimento você precisa buscar aceitar, isto é, entender que o comportamento realmente não está contribuindo com você e que suas atitudes tem um efeito mais negativo do que você consegue perceber. Se tornando consciente de que mudanças devem ser realizadas o processo de mudança será mais leve, mesmo que muitas vezes não tão simples, mas pequenos passos realizados de forma constante podem te levar a uma mudança muito grande em todas as esferas da sua vida.

 

3. Ter a intenção de mudar seus comportamentos

Quando temos a intenção de mudar algo estamos sinalizando que queremos mudar. E isso é extremamente importante. Fica muito perceptível quando você quer mudar de verdade ou quando você apenas diz querer.

O problema quando você realmente não sente que a mudança é benéfica, os resultados não irão acontecer e você ficará apenas camuflando o que já existe.

 

4. Colocar em prática os novos comportamentos

Chegou o momento da ação tudo o que você ouviu. Não tente mudar tudo de uma só vez. Comece pelo comportamento que gera maior desgastes para você e junto das pessoas que você está. Entenda como a mudança pode ser beneficente para todos e pratique constantemente. Observe as respostas das pessoas em relação a este momento de mudança.

 

5. Manter a mudança

Aqui falamos sobre continuidade! De nada adianta começar a mudar e não manter, não é mesmo? Faça da mudança um hábito constante. Lembre-se sempre que o início do processo de mudança é o mais difícil, então porque perder este ânimo? Sem dúvida alguma os benefícios serão enormes e você nunca mais vai querer voltar, intencionalmente, voltar aos velhos comportamentos.

 

Nem tão simples, mas vale cada mudança

Nossas estratégias de mudanças nem sempre são simples e o discurso é mais fácil do que a prática. Se você achar necessário conte com o apoio de quem você gosta e aceite o feedback para melhorias e seja uma versão ainda melhor do que você é hoje.

Por fim, todo o processo de mudança começa de dentro para fora e leva um certo tempo! Você irá perceber que o esforço vale a pena e que existem mais ganhos do que perdas. Principalmente para você!

Se você realmente quer mudar todos os dias um pouco mais, assista à minha série para mudanças no Youtube!

Caso você prefira ler mais a respeito recomendo os seguintes artigos:

E um último desafio: Que tal ajudar alguém a mudar junto com você e caminharem para um ambiente muito melhor?

 

Um forte abraço!

Ricardo