Que o Pokémon Go é um fenômeno não preciso nem falar não é mesmo? E que eu não vou ficar falando do jogo aqui também é outro detalhe importante para você saber.

Então sobre o que vamos abordar neste artigo? Sobre como aplicar alguns conceitos deste jogo na dinâmica empresarial!

 

No conceito do jogo as pessoas devem procurar Pokémons para completar sua coleção

Imagine que a sua carreira ou negócio são Pokémons e a sua coleção é o conjunto de suas habilidades. Se você tem a oportunidade de aprender e entregar melhores resultados, como você pode buscar o seu “Pokémon” de conhecimento e aumentar a entrega daquilo que você faz? Quais são os novos caminhos que você precisa fazer para conseguir atingir resultados diferentes? No jogo, as pessoas percorrem vários caminhos, lugares e objetivos para capturar o Pokémon. O que você anda fazendo para capturar os seus resultados?

 

O Pokémon Go coloca os usuários para andar muito

Em outras palavras, o jogo está tirando pessoas do sedentarismo e da zona de conforto. Me responda sinceramente… quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Quando você se desligou do modo automático e saiu da sua zona de conforto? Quanto mais nos envolvemos na rotina do dia-a-dia, menos evoluímos e mais propensos estamos a fazer mais do mesmo. As pessoas buscam oportunidades para encontrar novos Pokémons. E qual a sua busca por algo novo, uma promoção, cursos, novos processos que funcionam melhores que os atuais (acredite, sempre existem ajustes).

 

Pokémons aparecem nos lugares mais inusitados

E se o Pokémon for um problema no seu dia e algo a ser resolvido? De que forma você trabalha o seu planejamento para antecipar eventuais desvios de projetos e resultados ou objeções em vendas dos seus clientes? Quanto tempo você senta com sua equipe para realizar um alinhamento de atividades e objetivos para que possam ser alcançados antecipando as nuances necessárias para eliminar bloqueios e achar novas alternativas?

 

Os Pokémons ficam mais fortes e mais experientes quando participam de batalhas

Quanto você consegue aprender com sua concorrência? O que eles fazem diferente de você, sejam eles (concorrentes) pessoas disputando a mesma vaga que você, que trabalham no mesmo setor e almejam a mesma promoção, empresas concorrentes que estão vendendo enquanto você está se lamentando. O que fazer para ficar mais forte? Treinar! Lembre-se jogo é jogo, treino é treino! Quem é seu treinador atualmente? Que cursos online (gratuitos ou não) você está fazendo?

 

Pokémon podem subir de nível

O acaso não existe no jogo, e nem na vida! Para subir de nível no jogo você precisa ajudar a evoluir os próprios Pokémons, afinal você é o treinador deles. Como líder de equipe, como você anda treinando os seus liderados? Você acompanha e ajuda-os a desenvolver novas habilidades? Quais são os desafios que você propõe para a equipe em termos de crescimento? Estabeleça critérios claros para cada função e desafios que motivem o desenvolvimento. O resultado será incrível para todos, você irá se surpreender que nem é tão complicado quanto você imagina!

 

No jogo você tem pontos de paradas, chamados de PokéStops

Bem como no jogo, você precisa de momentos de parada para refletir e se organizar, trocar experiências e aprender com as pessoas e situações ao seu redor. A cada momento que você aproveitar para se organizar e planejar, você estará aumentando sua experiência e crescendo em desenvolvimento e aprendendo a melhorar processos e resultados. Faça um checklist dos itens que você não se sente seguro e gostaria de se desenvolver e crie um plano de ações para atingir este novo estágio de desenvolvimento e conhecimento.

 

O crescimento do Pokémon pode ser obtido dobrando a meta

Se você consegue entregar resultados esperados fazendo uma performance mediana, o jogo traz uma coisa chamada de Lucky Egg que tem um efeito passageiro e dobra os pontos de experiência, qual seria o seu Lucky Egg permanente que possibilitará a você aplicar menos esforço, melhor aplicado e chegar a resultados surpreendentes?

Um dos grandes pontos que o jogo ensina é que não podemos conquistar resultados e evoluir ficando sentados (literalmente) sem inovar, observar as oportunidades e fazer algo diferente.

A conquista anterior não é a garantia de sucesso futuro, e precisamos estar sempre nos reinventando.

Este texto poderia ser alongado mais, com muitos outros fatores e ponderações, mas se você entender e praticar estas 7 lições do Pokémon na sua carreira, você irá mudar muita coisa na sua vida profissional e pessoal.

Agora me diga, qual o primeiro passo que você irá dar agora para começar a traçar a sua estratégia para resultados diferentes?

 

Um forte abraço!

Ricardo