Gratidão, palavra tão simples e tão complexa! Como ela faz você crescer e se desenvolver e ainda por cima, te deixa mais forte e resiliente?

Publiquei uma imagem hoje com o seguinte texto: “E se hoje só restasse aquilo que você agradeceu ontem?”

O que eu senti foi um turbilhão de emoções. E agora quero compartilhar contigo… Vamos juntos?

Somos programados para sermos ingratos

Somos programados para sermos ingratos

 

Parece que temos um imã para reclamar. Nunca estamos satisfeitos com o que temos, nunca estamos contentes com resultados, sempre buscamos mais e mais e mais.

Criamos metas e objetivos e alinhamos nossas vidas com base nestes objetivos. Sabemos que precisamos ir para algum lugar para termos o que tanto desejamos.

E qual está sendo o preço da sua conquista? Você está realmente feliz?

Um dos fatores que nos motiva a reclamar é que nos conectamos com muitas pessoas ao nosso redor que também reclamam e assim nos sentimos parte de um todo.

Mas o contrário também é verdadeiro. Motivar, elogiar e motivar nos conecta com pessoas que pensam da mesma forma.

Qual a forma que você prefere? Reclamar ou ser a gratidão e aumentar as coisas boas ao seu redor?

 

Gratidão não é olhar somente para o externo

Gratidão não é olhar somente para o externo

 

Muitas vezes buscamos elementos externos para satisfazer nossa busca obcecada por resultados e esquecemos de olhar as pessoas que estão ao nosso redor. Afinal já houve a conquista da amizade, da família, do namoro, do casamento, não é mesmo? Não tem mais o mesmo desafio…

E o que você tem feito para valorizar quem está contigo o tempo todo? Nada? Afinal já está contigo…

Precisamos aprendera olhar para dentro de si e descobrir as coisas que mexem com nossas emoções e quais as causas disso. Durante o dono do tempo exploramos muito este tipo de situação e comportamento para sabermos como podemos ser pessoas melhores.

De nada adianta você observar as pessoas ao seu redor e esquecer de si mesmo. Quando você aprende a se conhecer mais profunda e intimamente, maior é seu sucesso em conhecer e lidar com outras pessoas do seu convívio no seu dia-a-dia.

Um novo olhar

Um novo olhar

 

Tem um filme eu gosto bastante da mensagem que ele traz. É um filme com Adam Sandler e Drew Barrymore, com o nome “Como se fosse a primeira vez” (título original: 50 first dates).

Colocando a sinopse para quem não viu ainda:

Henry Roth (Adam Sandler) é um veterinário paquerador, que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy Whitmore (Drew Barrymore), que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém há um problema: Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Com isso Henry é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.

Este fato faz com que ele precise reconquistá-la diariamente pelo resto de suas vidas.

O filme é bastante emocionante e traz uma reflexão muito profunda. Como podemos o tempo querer, querer, querer e esquecer de trazer coisas simples nas coisas que temos e nas pessoas que convivemos?

 

Trazendo gratidão para sua vida

Trazendo gratidão para sua vida

 

A gratidão traz uma série de benefícios, dentre eles:

  • Gratidão pode te deixar uma pessoa mais paciente
  • Gratidão pode melhorar seu relacionamento
  • Gratidão aumenta o cuidado pessoal
  • Gratidão ajuda você a dormir melhor
  • Gratidão pode ajudar você a comer menos
  • Gratidão afasta a depressão
  • Gratidão traz uma alegria duradoura

Estes são alguns hábitos que surgem e permanecem quando você sente a gratidão de coração. O hábito de ser grato faz com que você tenha permanentemente sentimentos positivos e emoções incríveis no seus dia-a-dia.

Vale a pena ter gratidão?

Vale a pena ter gratidão?

 

Podemos ser gratos por todas as coisas boas das nossas vidas e pelas ruins também.

Quando aprendemos a ser gratos pelas coisas ruins, aprendemos a trazer uma nova ótica para as coisas e a dar um novo significado para tudo. Aprender a partir de um cenário complexo, nos torna mais fortes e faz com que possamos ser mais completos.

Sei que parece difícil em um primeiro momento pensar sobre coisas ruins.

Se você já tentou algum tipo de terapia, com certeza, um dos focos da terapia é justamente eliminar o ruim, o negativo e aprender a pensar sob outra ótica para o problema.

Pense e algumas coisas que você pode ser grato e acredita que é ruim para você…

Gratidão pelo Estresse

Períodos curtos de estresse podem fazer o seu cérebro se desenvolver ainda mais, ajudam a elevar o seu nível de concentração, sua memória e o seu sistema imunológico. Claro que existem os pontos negativos também, mas estes você já conhece profundamente.

Durante o período de estresse, você aumenta a clareza sobre sua viva (assunto muito forte no Dono do Tempo), você aumenta a percepção sobre os acontecimentos ao seu redor e aprende quais são os seus verdadeiros limites.

Gratidão pela incerteza sobre o futuro

Apesar do medo gerar insegurança para você, ele é um fator fundamental para que você consiga continuar tendo o prazer de viver.

Parece contraditório, não é mesmo?

O que seria da sua vida se você soubesse tudo que irá acontecer com você e não tivesse que se superar, ir além do que você faz e não tivesse a chance de evoluir?

Gratidão pelos problemas e desafios

Em uma pesquisa da Universidade de Buffallo foram estudadas 2.400 pessoas durante 4 anos. O resultado é bastante surpreeendente. Todos que mostraram um número maior de problemas e desafios estavam mais saudáveis, mentalmente mais fortes e mais preparados para a vida como um todo.

Outro detalhe interessante do artigo é que ele mostra uma conexão entre problemas e crescimento. Isso apenas quer dizer que você está se desafiando além dos pontos, onde outros evitam ou desistem.

Quem vive uma vida em “banho maria”, nunca vai ter uma vida completamente realizada e repleta de conquistas.

Gratidão pela dor

Já ouviu falar “No pain, no gain”? (sem dor não há ganhos)

Sem dúvidas a dor é algo desagradável, mas ela é disruptiva. Entretanto colocar o foco nas coisas negativas elimina a chance de pensar no lado motivacional? Quanto maior a carga emocional, maior o poder de mudança (outro assunto muito aprofundado no Dono do Tempo).

Será que você mudaria tão rapidamente sem a dor?

Pense um pouco na sua vida e nas coisas que você fez devido a dor? O que você sentiu quando terminou um namoro, quando falaram que você não iria conseguir ou que era incompetente?

Não, a dor não venceu você! Ela te levou adiante…

Gratidão pelas pessoas que não gostam de nós

Estas pessoas no ensinam como lidar com pessoas que tem opiniões diferentes das nossas.

Elas costumam apontar coisas que pessoas ao nosso redor tem medo de falar. E estes apontamentos, se usados com sabedoria, irão fazer você crescer e se desenvolver muito. Se você quiser veja um vídeo no YouTube onde Mário Sérgio Cortella fala sobre “Preste atenção em quem discorda de você”. É enriquecedor.

Seus “inimigos” são a oportunidade que você precisava para aprender a ter mais tolerância e compaixão. Se você se irrita com estas pessoas, o que você está precisando aprender ainda com eles?

Além disso, este comportamento de desafio e de provocação pode ser bom pra sua mente. Quanto mais sua opinião ou ponto de vista forem desafiados, mais sua mente ficará afiada e pronta para conversar de forma inteligente sobre algo.

Cada ataque gera um novo padrão de pensamentos em você, desde que você use como aprendizado e não como um contra-ataque.

Que tal você ver ainda mais como se desenvolver através da gratidão?

Como desenvolver mais gratidão

Como desenvolver mais gratidão

 

Sem dúvida alguma você nasceu para ser especial e ser campeão na vida.

Se você quer desenvolver ainda mais sua gratidão, compre um caderninho para deixar ao lado da sua cama, e, antes de dormir, anote 3 coisas pelas quais você é grato naquele dia. Faça isso por 365 dias e tente mudar as razões pelas quais você é grato. Não olhe o dia anterior quando estiver anotando novos motivos para ser grato.

Por fim, leia uma vez por semana os motivos que você é grato!

Acha que precisa de mais um pouco?

 

Coisas para você observar e desenvolver sua gratidão ainda mais…

Coisas para você observar e desenvolver sua gratidão ainda mais...

 

  1. Observe a sua jornada até aqui. Valorize cada conquista.
  2. Permita um tempo de ócio. A mente, quando se renova, gera mais prazer para sua vida.
  3. Siga o caderno da gratidão diariamente.
  4. Compartilhe conhecimento. Quando mais você compartilha, mais você recebe de volta.
  5. Seja autêntico e não interesseiro!
  6. Use os seus dons. Use o que você tem de bom para contagiar pessoas e melhorar o seu meio.
  7. Ligue para alguém que você é grato e agradeça o porque de ser grato!
  8. Surpreenda sua pessoa amada.
  9. Repare nas coisas que você normalmente não observa.
  10. Use palavras de educação como obrigado, por favor…
  11. Sorria mais!
  12. Me conte o que mais faria!

Agradeço por ter você aqui e até o próximo artigo.

P.s.: Se você quer ler mais sobre o assunto, continue por aqui!