Mudar – tão simples e tão complexo…

Você já percebeu que existem inúmeras razões para você prometer que irá mudar e conquistar o mundo a cada virada de ano?

E que acaba acontecendo que não mudamos? É incrível como as pessoas desistem muito rapidamente dos seus planos.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, apenas 41% das pessoas definem metas de vida a cada ano, mas somente 9,2% delas realmente vão colocar suas ações em prática.

Ou seja, 41% das pessoas nem ao menos traçam metas para suas vidas. As outras 49,8% que traçam metas, não fazem corretamente e acabam frustradas ano após ano.

O estudo ainda mostra que 72.6% mantém suas resoluções apenas até a primeira semana do ano e 68,4% mantém até as duas primeiras semanas.

Me corta o coração saber que essas pessoas vão fracassar neste ano. E você, vai cortar meu coração ou vai fazer algo para o seu sucesso?

Mas o que nos motiva a não seguir, a desistir de sonhos e projetos no meio do caminho?

Muitas vezes é uma falta de propósito claro, ou seja, você quer a mudança, mas por que você deseja mudar? O que te motiva ou que te incomoda?

A mentalidade das pessoas é o maior sabotador. O prazer de fazer as mesmas coisas com as quais estamos acostumados é muito mais intenso do que mexer onde dói e mudar o que fazemos. 90% da mudança está justamente em dar o primeiro passo!

Não acredita? Então quantas vezes você

  • iria começar a academia?
  • iniciou a dieta na segunda-feira?
  • prometeu fazer o tão famoso curso de inglês?
  • ia se matricular na pós-graduação, MBA, etc?
  • você teria hábitos mais saudáveis?
  • iria começar a ler o livro comprado há 2 anos que só acumula pó?

 

O que você pode fazer para alcançar seus objetivos e gerar mudança?

Coloque em ação

Defina o que você realmente deseja e coloque em ação!

Busque o que você quer e não acredite em propostas mirabólicas e com um resultado incrível em apenas 1 dia…
O sucesso (e o fracasso) é uma sucessão de coisas certas e erradas. É um esforço contínuo, realizado de forma constante ao longo de muito tempo? Ou você já viu alguém engordar assim… de repente?

Comece com pequenas mudanças, dia após dia, de dentro para fora. Se você não acreditar em você, em primeiro lugar, quem irá? A responsabilidade é apenas sua e de ninguém mais…

Duvida? Então tente e veja como pode melhorar.

Você pode estar se perguntando…Como dar o primeiro passo e mudar?

Primeiramente você precisa estar insatisfeito com algo. Se tudo está aparentemente bem, como você quer mudar algo na sua vida?

Como sua energia vai para onde está o seu foco, você precisa saber qual o seu foco é de verdade. Para isso pense na seguinte estrutura de mudança

  1. Com o que não estou satisfeito atualmente? Aqui você entenderá o que deseja mudar.
  2. Como é o resultado que você gostaria de obter? Saber onde quer chegar é fundamental!
  3. Por que a mudança é importante? Se você não sabe porque quer mudar, você não irá mudar!
  4. Em uma escala de 0 a 10, quanto você está comprometido? Se, no seu coração, for menos que 10, entenda o que falta para ser a sua real motivação.
  5. Quem pode ser sua pessoa de apoio? Sempre é bom poder contar com alguém, principalmente quando faltar forças ou motivação.

Pare e pense um pouco sobre estas perguntas. Elas podem fazer a total diferença na sua vida!

Um dos segredos para conseguir estabelecer objetivos é criar os objetivos certos:

Vamos ao segundo fator para gerar mudança…

Acredite no seu objetivo

Aqui está justamente uma das coisas mais intensas que fazem você desistir do seu objetivo: Você não acredita no seu objetivo!

As teorias te ensinam o passo a passo, como planejar, como executar e dizem como proceder, mas se você não acredita, eu lamento dizer, mas todo o resto foi uma perda de tempo danada. É uma briga interna: querer fazer e acreditar que pode fazer (e consegue).

A pergunta central é? Você quer de verdade?

Nada é impossível! Tudo é impossível até ser feito pela primeira vez!

Inspire-se em histórias de pessoas que já mudaram, que chegaram no resultado que você deseja. Busque entender o que elas fizeram, quais foram os passos, de que forma mudaram sua mentalidade para chegarem em melhores resultados.

Hoje em dia criar algo completamente novo é algo raro… o que existe é você combinar muitas coisas existentes e “envelopar” de uma forma mais prática, mais inteligente. O que você pode fazer ser para “se envelopar” de forma diferente rumo ao que deseja?

Aceite que você conseguiu mudar

Outro motivo que faz você desistir é o seu meio de convivência… quando outras pessoas vem que você está mudando e progredindo, muitas delas, tentam fazer com que você volte ao seu “estado original”, afinal é mais fácil puxar o outro para baixo (para baixo todo santo ajuda, não é mesmo?) do que ajudar alguém a crescer.

E o que pode ser feito para encontrar a verdadeira felicidade e melhorar ainda mais?

 

Aceite seu sucesso

Ainda, na lista da desmotivação: Você tem vergonha de ter sucesso!

A sua mente é incrível, mas como eu lido com a parte prazerosa da conquista sem sentir remorso ou culpa?

Acredite, muitas conquistas trazem este sentimento e ao expor a sua felicidade você percebe outros “na mesmice” e sente culpa… Não se deixe abalar, treine sua mente para aceitar o sucesso… bem no coração e genuinamente.

Uma coisa que acontece muito fortemente quando começamos a mudar é que nós mudamos! Sério? Sim… as pessoas ao nosso redor continuam as mesmas. Elas possuem os mesmos hábitos, as mesmas rotinas e o, pior (ou melhor), o mesmo padrão de pensamento.

Você irá perceber que quanto mais clareza você tem, mais você se torna melhor porque sabe onde quer chegar.

Cada escolha exige uma renúncia e cada renúncia traz uma escolha!

 

Faça diferente para gerar resultados diferentes

Um fator interessante ainda é: “Em time que está ganhando não se mexe!“… Sério? Por isso muitos quebram e caem… você precisa mexer em você mesmo o tempo todo, água parada apodrece, e você? Quer apodrecer também?

Vamos pensar na seguinte situação… dois times de futebol estão participando da final de uma copa do mundo. O jogo está extremamente equilibrado. De repente, um dos times faz o primeiro gol. O técnico se dá por satisfeito e deixa o time continuar jogando como está, afinal, em time que está ganhando não se mexe…

O técnico do time adversário analisa a postura dos jogadores, muda um jogador, avança o time e muda sua estratégia.

Em poucos minutos empata o jogo. O jogo continua e ele vira o jogo!

A diferença está que mesmo quando estamos muito bem, algo pode acontecer que vira toda a história. Por isso, se você quer ter uma vida diferente, você precisa mudar o que faz hoje. Não espere resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

 

Não se limite para mudar

Para finalizar você ainda pode pensar: “Eu cheguei no meu limite!“… Não acredite nesta besteira, quem disse qual seria o seu verdadeiro limite… para crescer você precisa aprender, para aprender é preciso mudar, muitas mudanças trazem a dor, mas no final trazem uma alegria que não tem preço.

Nossas principais motivações surgem pela dor e pelo prazer. A mudança provoca desconforto e faz com que você saia do seu limite confortável, ou seja, sua zona de conforto. O prazer de mudar inspira e nos move.

A pergunta é… o que dói menos? Mudar ou ficar como está? Se sua resposta é ficar como está, você estará feliz com esta decisão quando estiver caminhando para o fim da sua vida e não vai se lamentar por esta escolha?

 

Qual é sua melhor versão?

Essa pergunta somente você poderá responder. A vida não vem com manual e muito menos com um chip. Podemos analisar nossas forças e obter melhores resultados. Você escolhe!

Feliz chip novo para você! Se quiser mudar mesmo, conte comigo!