A mudança hoje é algo que falamos muito a respeito. Mudança para contribuir, mudança para gerar novos comportamentos, mudança para conseguir uma oportunidade de emprego melhor, mudar, mudar, mudar…

Mas o que nos impede de mudar é justamente o que falamos no nosso último artigo falamos sobre o que nos impede de mudar e o que nos sabota. Caso você não tenha lido nosso artigo ainda, leia-o aqui.

 

Devo ou não mudar?

Hoje vamos estender este assunto, mas abordando o que pode acontecer com você quando você decide entrar em ação e mudar.

A mudança nem sempre é indolor, mas no final ela sempre trará aprendizados e benefícios. Afinal, nada deve ser igual a vida inteira.

Lembre-se de que você quando nasceu, não sabia falar, não sabia escrever e não tinha noção alguma da vida. Tudo o que você é hoje e sabe atualmente, tem sua origem em coisas que você aprendeu ao longo da vida!

Você aprendeu conceitos de educação, criou seus valores, conheceu o que é certo e errado, e montou a sua versão de SER. Então por que ficamos com tanto medo de mudar, se estamos mudando a vida inteira?

Fato é: Você se torna mais confiante e para de se autosabotar.

 

Abaixo estão 8 ações na sua vida quando você resolve mudar de dentro para fora, ou seja: SER para TER (mais e melhores resultados)!

1. Fique calmo e confie em você mesmo para garantir a mudança

Quando você começar a buscar fazer mudanças, você perceberá que ficará inquieto por muitas vezes. Esta inquietude é reflexo de você começará a sentir-se incomodado com o que está sendo alterado. Um ponto extremamente importante é manter a calma porque ajuda você a pensar melhor e refletir melhor sobre as opções e recursos que você tem disponível no processo de mudança.

 

2. Você julgará menos

As pessoas que tendem a julgar outras pessoas, muitas vezes, estão julgando a si mesmas. É impressionante como muitas pessoas que criticam alguém possuem exatamente o mesmo “defeito”. Quando você permanece muito tempo julgando os outros, você perde a change de se autoavaliar e gerar progresso e mudanças na sua vida. Desta forma, se você quiser progresso, avalie suas qualidades e pontos a serem desenvolvidos e deixe as outras pessoas cuidarem de suas vidas.

 

3. Reconheça suas falhas

Ninguém é livre de falhas, ninguém é perfeito. Aprenda a reconhecer as suas falhas e trabalhe intensamente em melhorar seus comportamentos de tal forma que você saiba controlar o risco de cada um deles. Nós podemos aprender a modular reações, nossa fala, nosso pensamento. Comece através de pequenos ajustes e aumente a complexidade com base naquilo que te incomoda mais. Se não conseguir sozinho fale com alguém de sua confiança e desenvolva-se. Se ainda não conseguiu, mesmo tentando, fale com algum especialista em comportamento humano.

 

4. Você conseguirá realizar mais

Existe o momento no qual você decide mudar. As desculpas como “É muito difícil”, “Eu não tenho conhecimento”, “Já tentei de tudo”, “Não tenho tempo” serão apenas muletas que você deve derrubar e passar por cima delas como um rolo compressor. Quando você realmente acredita que pode fazer, você de uma forma “mágica” começa a realizar mais e conquistar cada vez mais coisas. Não há como você performar melhor fazendo coisas medíocres. Lembre-se: Para obter resultados diferentes, faça coisas diferentes. Caso contrário, você sempre terá mais do mesmo.

 

5. Você inspira confiança após mostrar sua mudança

Alguém que é confiante, que busca mudanças e ajuda outras pessoas inspira as pessoas ao seu redor. Observe seus amigos, família, colegas de trabalho. Quais deles inspiram você e te trazem mais credibilidade e confiança quando você precisa de algo? Constância e entrega contínua são fatores que as pessoas observam e que irão fazer com que você melhore cada vez mais. Como já comentei antes… comece com pequenas mudanças que grandes resultados serão alcançados.

 

6. Você aumenta sua resiliência

Simplificando, resiliência é a sua capacidade de se recuperar/levantar depois de algo muito ruim. Um exemplo de resiliência é alguém que consegue retomar sua vida rapidamente após um divórcio. Alguém que consegue enxergar oportunidades após ser despedido e não fica se lamentando. Quando mais dificuldades forem apresentadas na sua vida, maior será o seu aprendizado e você cria a famosa “casca dura”, isto é, você não se deixa abater tão facilmente.

 

7. Você se torna mais disciplinado após a mudança

Quando você acredita em você, você aumenta a sua confiança. Quanto mais confiante, mais você começa a ser diferente. Quanto mais diferente você se torna, mais você inspira e transpira. Quanto mais você transpira, mais você realiza. Quanto mais você realiza, mais você quer repetir este ciclo e nada irá deter você de se dedicar àquilo que você gosta. Assim aumentam sua disciplina e seus resultados.

 

8. Você encontra soluções mais rapidamente

De tanto pensar em como fazer as coisas e buscar óticas diferentes para um problema, seu cérebro fica tão treinado que você aprende a achar novos caminhos e soluções para tudo o que que quiser fazer. As soluções para seus problemas começam a “surgir do nada”. Você cria mecanismos para achar as soluções e colabora cada vez mais. Quanto mais colabora, mais resultados aparecem e mais propenso a soluções de mudanças você chega.

 

Então, estes são alguns itens que listei que vão acontecer quando você entra em um processo de mudança.
O quanto de impacto isso vai fazer na vida é justamente o quanto você quer ter uma vida melhor e conquistar mais resultados em todas as esferas da sua vida. Você decide!

 

 

Dê o primeiro passo

Um fator importante é querer e dar o primeiro passo. É incrível como sua vida muda, quando você decide agir e mudar. Imagine todas as novas possibilidades que surgem a partir da mudança. Inspire-se em situações do passado, onde você decidiu ser diferente e fazer coisas diferentes do que vinha fazendo e começou a ter mais e melhores resultados na sua vida!

O que é mais importante para você? Continuar a evoluir e ser uma pessoa cada vez melhor, ou deixar a vida te levar e aceitar qualquer resultado que ela te apresentar?

Uma coisa muito importante: Não fazer nada já é uma escolha, e o que você será de hoje em diante, depende apenas de você!

Você já tentou alguma mudança e conseguiu ou falhou?

O que é mais difícil para você quando você pensa em adquirir novos hábitos ou melhorar antigos?

 

Um forte abraço!

Ricardo