Inteligência múltipla, inteligência única ou múltiplas inteligências?

Elas influenciam o seu estilo de ser muito mais do que você imagina.

Tá, mas o que eu tenho a ver com isso tudo? Simples, entendo estas inteligências, você entenderá mais as pessoas e, principalmente, a si mesmo.

Você já deve ter observado que as pessoas reagem de forma diferente às mais diversas situações no dia-a-dia, não é mesmo?

Alguns precisam anotar informações para lembrar de fatos, outros apenas escutam e já decoraram horas de informações, outros desenham coisas o tempo todo. E algumas pessoas se irritam umas com as outras por este motivo.

Tudo isso começa com o simples fato de estarmos em uma inteligência diferente do que a outra pessoa está e assim todos somos partes de múltiplas inteligências existentes. Por esta razão, nós percebemos e fazemos coisas de formas diferentes, de acordo com nossas inteligências mais desenvolvidas.

Sobre quais inteligências estamos falando aqui?

Nós estamos falando sobre as 8 inteligências segundo estudos do psicólogo Gardner (falo sobre ele logo abaixo) e que na sequência deste artigo são:

  • Visual-espacial
  • Linguística
  • Lógica-matemática
  • Corporal-cenestésica
  • Musical
  • Interpessoal
  • Intrapessoal
  • Naturalista ou ecológica

 

E qual delas eu tenho? Todas, nenhuma?

Mas não se precipite… todos nós possuímos todas as inteligências abordadas aqui, entretanto, algumas mais, outras menos desenvolvidas e podemos buscar elevar o nível de cada uma delas, conforme explico ao longo deste artigo.

Múltiplas inteligências? Como assim… calma aí que já explico. Não é algo que eu estou criando aqui…

Primeiramente vamos entender a origem deste estudo.

A origem da teoria das múltiplas inteligências

Nas diversas áreas de estudo, pesquisadores buscam encontrar alternativas e novas teorias que melhorem nosso aprendizado e ensino.

Em 1983 Howard Gardner que é um psicólogo cognitivo e educacional estado-unidense, ligado à Universidade de Harvard, surgiu com uma nova teoria sobre inteligência.

No seu livro “Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas” ele sugere que cada indivíduo possui diferentes tipos de “inteligências” em diferentes graus de domínio. Isso porque ele identificou que diferentes tipos de mentes aprendem, lembram, performam e compreendem as coisas de maneiras diferentes, suprindo a necessidade de mudança no paradigma educacional.

De acordo com esta teoria, para que todas as habilidades e talentos de uma pessoa sejam utilizados de maneira abrangente, Gardner afirma que cada pessoa não possui somente uma capacidade intelectual. Ele afirma que existem vários tipos de inteligências, incluindo inteligência musical, interpessoal, espacial e linguística.

Elas podem ser iguais para todos?

Sim e não! OI? Eu explico…

Enquanto uma pessoa pode ser particularmente forte em alguma área específica, como na inteligência musical, ele ou ela possui uma gama de habilidades. Por exemplo, um indivíduo pode ser forte em inteligência linguística, musical e naturalista.

A diferença está na força de cada uma dessas inteligências neste indivíduo e como ele ou ela faz uso dessas inteligências em diferentes situações, resolvendo problemas e buscando progredir em algum campo específico.

Em sala de aula observa-se o ensino destinado a avaliar os dois primeiros tipos de inteligência: linguística e lógica matemática.

A educação tem evoluído ao longo do tempo e o ensino destas inteligências é visto como uma base para educar pessoas e alavancar todo seu potencial.

Como usar as múltiplas inteligências no dia-a-dia

Segundo a Gardner em seu livro ele menciona que embora haja um detalhamento sobre as inteligências, não devemos rotular os aprendizes em uma categoria específica de inteligência. Ainda, Gardner reforça que sua teoria deve empoderar os alunos e não os restringis em uma única inteligência.

De acordo com Gardner, uma inteligência é um potencial biopsicológico para processor o que pode ser ativado em um ajuste cultura para revolver problemas ou criar produtos e valor em uma determinada comunidade.

Finalizando, no seu estudo de 2006, ele propõe que uma mistura de todos os fatores gerais, das habilidades cognitivas e não cognitivas podem desenvolver melhor as diferentes personalidades.

Vamos avançar mais um pouco? (se a legenda não ativar automaticamente, ative as legendas manualmente)

As múltiplas inteligências em detalhes

Para conseguirmos ter uma compreensão mais exata destas inteligências é importante entender quais são as inteligências e identificar como elas são aplicáveis.

Vamos averiguar cada uma delas em mais detalhes.

 

1) Inteligência Visual-Espacial (Visual-Spatial Intelligence)

 

1) Inteligência Visual-Espacial (Visual-Spatial Intelligence)

 

Iniciando as inteligências identificadas nas múltiplas inteligências de Gardner está a inteligência visual-espacial.

Nesta inteligência as principais forças são o discernimento visual e espacial. Elas possuem o dom de pensar em formas de imagens ou visualizar um resultado futuro. Elas conseguem imaginar coisas no seu “olho mental”.

Pessoas que tem inteligência espacial bem desenvolvida são boas em visualizar as coisas e estão sempre atentos ao seu entorno. Geralmente são bons com mapas, gráficos, vídeos e imagens.

Algumas características importantes deste tipo de pessoas são que elas gostam de ler e escrever, são bons em montar quebra-cabeças, possuem habilidade em interpretar imagens, gráficos e tabelas. Além disso elas gostam de desenhar, pintar e de artes visuais e reconhece padrões com facilidade.

Normalmente estas pessoas escolhem as seguintes carreiras em potencial: arquiteto, artista, engenheiro, fotógrafos, velejadores, planejadores estratégicos e outras relacionadas.

Quem existe no mundo com estas características? Walt Disney, Pablo Picasso e Frank Lloyd Wright.

Como desenvolver esta inteligência

Aqui você pode se desenvolver com jogos ou mudanças de ambientes. Por exemplo, jogos onde você encontra o erro em desenhos, jogos para reconhecer formas e tipos similares.

Em casa ou no trabalho reorganize a disposição de objetos, móveis e tapetes. Busque mudar o que sempre está igual. Outra forma possível é você buscar fazer quebra-cabeças para estimular referências visuais marcantes.

2) Inteligência Linguística (Linguistic-Verbal Intelligence)

 

2) Inteligência Linguística (Linguistic-Verbal Intelligence)

 

Como segunda inteligência das múltiplas inteligências está a inteligência linguística.

Você já deve imaginar que ela está associada à linguagem. Como principais forças surgem o uso das palavras, idiomas e a escrita.

As pessoas que possuem inteligência linguística bem desenvolvida são capazes de usar bem as palavras, tanto quando escrevem como quando falam. Estes indivíduos são geralmente bons em escrever histórias, memorizar informações, e ler.

Buscando entender mais sobre as características destas pessoas podemos citar que elas memorizam facilmente informações faladas ou escritas. Ainda, gostam de ler e escrever e, por consequência, tem boa oratória. Quando estão em negociação (esfera pessoal ou profissional) são persuasivos e bons em debates e argumentos. Durante conversas ou escrita, eles explicam bem as coisas e, geralmente usam humor quando contam histórias.

As carreiras com maior potencial para este tipo de pessoas são escritor, jornalista, advogado, professor, poetas, comediantes.

Quer saber quem são pessoas famosas com esta inteligência em destaque? Charles Dickens, Abraham Lincoln, T.S. Eliot, Sir Winston Churchill.

Como desenvolver esta inteligência

Algumas formas para você conseguir desenvolver sua inteligência linguística incluem o desenvolvimento da linguagem como um todo.

  • Leitura de notícias em sites qualificados
  • Leitura de jornais
  • Leitura de livros com assuntos do seu interesse
  • Modelar a linguagem utilizada por pessoas de renome
  • Praticar o desenvolvimento da escrita com redações, resumos e resenhas
  • Ler textos em voz alta e em ritmo agradável
  • Participar de debates que estimulem a argumentação

 

 

3) Inteligência Lógica-Matemática (Logical-Mathematical Intelligence)

 

3) Inteligência Lógica-Matemática (Logical-Mathematical Intelligence)

 

A terceira inteligência apresentada das múltiplas inteligências é a inteligência lógica-matemática.

Você tem uma chance para acertas as principais forças…. Analisar problemas e operações matemáticas. (essa foi complexa de acertar, não é mesmo?)

Pessoas que possuem inteligência lógica bem desenvolvida são capazes de reconhecer padrões e analisar problemas logicamente. Estes indivíduos tem a tendência de pensar conceitualmente sobre números, relacionamentos e padrões. Eles podem aprender através de jogos lógicos, investigações, mistérios e precisam aprendem e formar conceitos antes de lidar com qualquer detalhe.

Como principais características deste grupo de inteligência podemos mencionar que são excelentes em resolver problemas e gostam de pensar sobre ideias abstratas. Complementando, elas gostam de conduzir experimentos científicos e são bons em solucionar cálculos complexos.

As potenciais carreiras deste grupo incluem cientista, matemático, programador, engenheiro, contador, profissões ligadas ao exercício do direito.

Algumas pessoas famosas neste grupo são Albert Einstein, John Dewey, Charles Drew.

Como desenvolver esta inteligência

Para buscar desenvolver cada vez mais este tipo de inteligência explore com noções de quantidade, tempo, causa e efeito, ou seja, as consequências de escolhas.

Estimule ainda a criação de informações com representações gráficas, e a partir delas, levante hipóteses e observe os dados de forma estatística.

Tudo o que você fizer que estimule o pensamento matemático e formulação de coisas semelhantes irá contribuir para o seu desenvolvimento.

4) Inteligência Corporal-Cinestésica (Bodily-Kinesthetic Intelligence)

 

4) Inteligência Corporal-Cenestésica (Bodily-Kinesthetic Intelligence)

 

Quando falamos desta inteligência estamos nos referindo a tudo que envolve movimento físico, controle motor. Ainda incluímos nesta Inteligência a habilidade de usar o corpo para resolver problemas, criar produtos ou apresentar ideias e emoções.

As pessoas que possuem a inteligência corporal-cenestésica bem desenvolvida são ditas boas em movimentos com o corpo, realizando ações, e controle físico. Analisando estas características fica muito evidente que as pessoas que são fortes nessa área tendem a ter ótima coordenação motora. Ainda, elas se comunicam bem através da sua linguagem corporal e aprendem através da atividade física, colocando a mão na massa e atuando na prática.

Algumas características deste perfil de inteligência incluem ser boas em esportes e dança e gostam de criar coisas manualmente. Elas possuem excelente coordenação física e tem a tendência de memorizar através do “fazer”, ao invés de ficar escutando ou apenas observando sem fazer nada.

Dentre as carreiras em potencial estão dançarino, construtor, escultor, ator, artistas e cirurgiões.

Se você quer algumas referências de pessoas famosas, você encontrará Charlie Chaplin, Michael Jordan, Tiger Woods e Norm Abrams.

Como desenvolver esta inteligência

Esta inteligência pode ser desenvolvida com exercícios direcionados, sejam eles, em academias, estúdios ou ao ar livre.

O uso de movimentos repetitivos é importante para a percepção e memorização de itens e exige a prática de exercícios físicos constantes.

O importante é o estímulo de movimentos corporais constantes e em ambientes prazerosos. Aproveite cada momento para gerar este tipo de estímulo e desenvolvimento.

Por isso, recomendamos trabalhos com exercícios sistematizados ao ar livre, dê objetos para as crianças. Nós trabalhamos o assunto energia no Dono do Tempo que está relacionado com este assunto.

Vamos respirar um pouco antes de seguir

Será que precisamos realmente focar tanto em inteligências?

Neste discurso da Princeton University, o fundador da Amazon, Jeff Bezos aponta que nosso caráter não se reflete nos nosso dons com os quais nascemos, mas sim, através das escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas. (se a legenda não ativar automaticamente, ative a legenda manualmente)

5) Inteligência Musical (Musical Intelligence)

 

5) Inteligência Musical (Musical Intelligence)

 

Como principais forças da inteligência musical encontramos o ritmo e música.

Pessoas que tem inteligência musical bem desenvolvida são boas em pensar em padrões, ritmos e sons. Elas têm grande apreciação por música e geralmente são boas em compor e apresentar músicas. Elas possuem maior facilidade em aprender quando as lições são transformadas em letras de música, fala ritmada, ou batendo os pés ou mãos em ritmo.

Quando observamos as características das pessoas que possuem a inteligência musical observamos que elas gostam de cantar e tocar instrumentos musicais. Por este motivo, elas reconhecem padrões musicais e tons facilmente e são boas em lembrar músicas e melodias. Além disso, elas possuem ótima compreensão de estrutura musical, ritmo e notas.

Você já deve ter imaginado quais são as carreiras potenciais deste grupo, não é mesmo? Elas podem ser músico, compositor, cantor e professor de música, por exemplo.

Alguns nomes conhecidos que possuem esta inteligência são Mozart, Leonard Bernstein, Ray Charles.

Como desenvolver esta inteligência

Para que você possa evoluir nesta inteligência priorize a sonoridade dos objetos. Observe os barulhos aos seu redor, quais sons os instrumentos musicais produzem, o som de talheres batendo em copos… assovie… bata em determinado ritmo na mesa com as palmas da mão… explore esta criatividade.

 

6) Inteligência Interpessoal (Interpersonal Intelligence)

 

6) Inteligência Interpessoal (Interpersonal Intelligence)

 

As pessoas que apresentam uma maior Inteligência interpessoal possuem as maiores forças ao compreender e se conectar com outras pessoas.

Este grupo de pessoas que tem inteligência interpessoal bem desenvolvida são boas em compreender e interagir com outras pessoas. Estes indivíduos são habilidosos em entender emoções, motivações, desejos, e intenções daqueles que os cercam. Aprendem mais facilmente através de atividades em grupos, seminários, diálogos.

Como principais características apresentam facilidade em se comunicar verbalmente. Outra característica marcante é que estas pessoas são habilidosas em comunicação não-verbal. Por esta razão, elas veem situações de diferentes perspectivas. Ainda, elas criam relacionamentos positivos e são ótimas em resolver conflitos.

Neste grupo as principais carreiras potenciais são psicólogo, filósofo, conselheiro, vendedor e político.

Como desenvolver esta inteligência

Primeiramente nunca tente fazer algo sozinho nesta inteligência, não tem como fazer dar certo.

Os principais estímulos estão ao reconhecimento de outras pessoas, sejam através de práticas em grupos, duplas ou colegas de trabalho e familiares. Aqui o objetivo é perceber como a outra pessoa está se sentindo.

Outras atividades incluem jogos de interpretação como mímicas que explorem gestos, sensações e sentimentos. Você pode observar tudo que envolva a percepção do próximo ao seu redor.

7) Inteligência Intrapessoal (Intrapersonal Intelligence)

 

7) Inteligência Intrapessoal (Intrapersonal Intelligence)

 

Estamos chegando agora na penúltima inteligência que é a inteligência intrapessoal.

Como principais forças estão a introspecção e autorreflexão.

As pessoas que apresentam a inteligência intrapessoal bem desenvolvida são boas em avaliar seu próprio estado emocional, sentimentos e motivações. Além disso, elas têm a tendência de gostar de momentos de autorreflexão e análise, como sonhar acordado, explorar relacionamentos com outros, e avaliar suas forças. Por fim, e não menos importante, elas possuem sabedoria, intuição e motivação bem desenvolvidas e grande força de vontade, confiança e opiniões fortes sobre diversos assuntos. Em relação aos estudos, este grupo de inteligência aprende mais facilmente quando estuda sozinho e de forma independente.

Podemos citar como principais características deste grupo que as pessoas são boas em analisar suas próprias forças e fraquezas, bem como, gostam de avaliar teorias e ideias. Por este motivo, elas são mais autoconscientes e entendem claramente a base das suas motivações e sentimentos.

Destacam-se como potenciais carreiras deste grupo de inteligência filósofo, escritor, teórico e cientistas.

Alguns nomes conhecidos com este perfil de inteligência são Gandhi, Ronald Reagan, Mother Teresa, Oprah Winfrey.

Como desenvolver esta inteligência

O objetivo aqui é entender como funcionam as suas emoções.

Como você reage às diversas situações e como cada situação que você vivencia afeta diretamente suas reações. Isso é um tópico muito explorado dentro do Dono do Tempo. Conhecer a si mesmo é fundamental.

8) Inteligência Naturalista ou Ecológica (Naturalistic Intelligence)

 

8) Inteligência Naturalista ou Ecológica (Naturalistic Intelligence)

 

A última inteligência a ser apresentada é a inteligência naturalista.

O nome já nos leva a entender que as principais forças estão relacionadas com encontrar padrões e relacionamentos com a natureza.

A inteligência Naturalista é a mais recente adição a teoria de Gardner. De acordo com ele, pessoas que tem inteligência naturalista bem desenvolvida são mais conectadas com a natureza e geralmente se interessam em cuidar, explorar e aprender sobre a natureza e diferentes animais.

Como suas principais características, elas são interessadas em botânica, biologia e zoologia. Além disso, estas pessoas são boas em categorizar e catalogar informações. Devido ao seu gosto pela natureza, elas podem gostar de acampar, jardinagem, escalada e de explorar a natureza. Quando precisam variar mais seu escopo de assuntos, elas tendem a não gostar de tópicos que não estão conectados com a natureza.

Como grandes potenciais carreiras estão biólogo, conservador, jardineiro ou paisagista e fazendeiro.

Curioso agora para saber quais nomes pertencem a este tipo de inteligência? Algumas pessoas são Charles Darwin, E.O. Wilson.

Como desenvolver esta inteligência

Você já pode imaginar que aqui você idealmente deve estar ao ar livre, não é mesmo?

Você precisa entrar em contato com a natureza e tocar nas coisas. Observe como a vida é na sua forma mais natural possível. Vá até um parque, bosque, praia, faça uma trilha.

O importante é se aproximar do meio ambiente e explorar possibilidades e aumentar sua consciência ecológica sobre os fatos.

Concluindo

Entender como você funciona é um ponto que considero essencial para o seu desenvolvimento.

Como já comentei no início deste artigo, todos nós possuímos todas estas inteligências, algumas mais desenvolvidas, outras menos. O que importa é saber quando cada um está mais ou menos em evidência e saber como desenvolver aquelas que você considera importante para a sua vida.

Me diga, como você tem desenvolvido a sua inteligência? Veja o que uma criança pode nos dizer a respeito:

Claro que esta não é uma criança qualquer. Adora Svitak afirma que o mundo precisa pensar de forma mais “infantil”. Grandes ideias, criatividade selvagem e especialmente otimismo. Os grandes sonhos de crianças merecem expectativas altas, segundo ela.

E você? Ousa voltar a ser criança e descobrir o seu potencial máximo?