Bruce Springsteen estava fazendo um show na Alemanha em Leipzig. Surge, neste momento a posição do líder e a sua liderança!

Um fã pediu uma música que não faz parte do repertório da banda chamada “You Never Can Tell” do grandioso Chuck Berry.

A banda não tinha a mínima ideia de como tocar esta música e Bruce achou o tom dela na frente te 45 mil pessoas ao vivo e certificou que sua banda aprendesse e soubesse a base para tocá-la, conseguindo um resultado incrível! (para entender melhor, assista o vídeo no final deste artigo)

Aqui temos um ótimo exemplo de liderança:
O desafio pode ser comparado a um momento de crise onde os liderados ficam “perdidos”, sem rumo. O autêntico líder tranquiliza e, junto com sua equipe, desenvolve uma estratégia rumo ao sucesso.

A pergunta é, o quanto você é líder, o quanto você é um liderado e o quanto você não é nada disso?

Existem momentos em que falar de liderança parece mais cliché e marketing para vendas, afinal, em grandes empresas, a dinâmica é de extrema pressão e os resultados precisam aparecer, e em muitas delas, a quase qualquer custo. Como exercer uma liderança efetiva em uma selva de pedras onde o tempo é mais do que escasso?

 

Mas antes de tudo, o que é um líder?

Existem inúmeras definições para um bom líder, mas o mais essencial é que é alguém inspirador que está presente com sua equipe, motiva todos a gerar um ambiente melhor e extrai o melhor de cada um no momento certo e consegue fazer com que a equipe gere uma independência do gestor, mas ele estará lá quando precisar.

Muitos dizem que bom o líder é aquele que gasta a sola do sapato e não fica apenas sentado na sua sala fazendo de conta que se importa de verdade com alguém. Veja também o que Jack Welch tem a dizer sobre liderança!

Mas que lições podemos aprender com o vídeo mencionado e aplicar no meio empresarial?

 

O líder faz uma análise da demanda

O fã pediu uma música que não era parte do repertório. Isso poderia ter sido simplesmente ignorado por Bruce e seguiriam com o show ninguém ia ficar sabendo além dele e do fã em questão.

No meio empresarial seu cliente fez uma solicitação de alteração de um produto ou deseja um novo formato para um determinado produto ou serviço. Se você não atende-lo, alguém vai. Quem sabe você pode até perde-lo!

Podemos observar que Bruce, em meio à multidão, estava tranquilo e confiante e começou a analisar a situação para lembrar da música, encontrar o tom e saber como poderia transmitir a harmonia para sua banda.

Se compararmos com o mercado entenderemos que achar o tom da música é saber como proceder e de que forma o processo deve ser estruturado de tal forma a conseguir atender a expectativa do seu cliente.

 

O líder realiza ensaio/testes

Antes de propor uma solução, Bruce começou a analisar se, o tom, acordes, ritmos, estavam adequados para sua voz e se conseguiria cantar no tom desejado e fazer com que os demais membros/instrumentos da banda conseguissem realmente performar com ele. Não havia dúvida da competência de sua banda, mas ele precisava ter certeza que iriam harmonizar a música corretamente.

Dentro de empresas é papel do líder saber se seus liderados estão executando a função corretamente e que tenham as competências necessárias para executar as tarefas propostas.

Uma vez que esta informação está certificada e todos possuem a competência necessária para executar a tarefa necessária, chega o momento de avaliar se a tarefa a ser realizada está entendida pela equipe e se os prazos estão definidos adequadamente.

Ter realizado uma tarefa anteriormente com sucesso não significa, necessariamente, de que a nova tarefa terá o mesmo sucesso porque o mercado muda, as necessidades variam e o consumidor está mais exigente e negocia muito mais do que há um tempo atrás, quando o mercado estava altamente aquecido.

 

O bom líder sabe despertar o melhor de cada um

Após assegurar que todos soubessem o tom, ritmo e variações necessárias, Bruce começou a estimular cada grupo da banda a apresentar a sua parte da música, juntando as peças até o momento em que todos sentiram preparados para tocar a música. Ele mesmo fez um ajuste na parte da qual era responsável, trocando sua guitarra para melhorar o tom e ajustar a sua voz.

Ao valorizar cada membro de sua equipe, você começa a trazer mais credibilidade ao seu trabalho, e sua equipe, ao perceber que você realmente se importa com eles, começa a gerar mais engajamento e entregar mais e melhores resultados.

Muitas vezes o liderado deixa de entregar o seu melhor potencial por não ter reconhecimento, um simples elogio já valoriza o trabalho executado.

Lembre-se, você trabalha com pessoas, que tem sentimentos, variações de humor e que, por vezes, só querem um minuto da sua atenção para saber que você se importa.

Sabemos que o mercado não tem tempo para mimimi, mas precisamos entender que resultados são gerados por pessoas, e pessoas, precisam de valorização, reconhecimento e estímulos para entregarem o seu melhor.

 

O líder coloca o plano em ação

Após passar por todas as etapas mencionadas acima, Bruce chamou a banda para tocar a música e foi certificando que cada um estava seguro do que deveria fazer. Desta forma ele conseguiu, com um breve ensaio, fazer com que a banda entregasse a demanda (música) solicitada e ainda envolveu todo o público presente. Ainda, em determinados momentos, destacava um dos membros, colocando-os em evidência ao tocar.

Existem momentos na empresa em que o verdadeiro líder sabe o momento de brilhar ou de fazer com que seu liderado brilhe.

Saber o momento certo de agir e deixar com que a engrenagem gire é ter certeza que a equipe foi orientada corretamente e sabe exatamente qual o papel de cada um no time e confiar que todos irão entregar o que foi proposto.

Um bom líder não é, necessariamente, o que chega primeiro e sai por último da empresa, mas sim aquele que consegue extrair o melhor de cada membro da equipe e sabe que, mesmo ausente, a equipe continuará executando suas atividades com o melhor resultado possível.

 

O líder agradece pelo desafio

No final da apresentação Bruce agradece sua plateia e o prazer que foi realizar aquela performance para eles.

Como líder não esqueça de valorizar a jornada e não foque apenas o resultado final. Quanto mais você observar o que está acontecendo ao longo do processo, melhor você saberá o que precisa ser melhorado e ajustado, para que o resultado final seja conquistado com maestria de forma contínua.

 

O líder entrega o esperado

Ao final de todo o processo entregue aquilo que estava sendo esperado. Se você não consegue fazer nem o básico de nada adianta ter talento de sobra e uma equipe qualificada.

Se você ensaiar corretamente, mas cometer um deslize durante a apresentação oficial, todo o trabalho por ser perdido por um detalhe, que, com certeza, irá fazer toda a diferença.

 

O líder estimula a sua paixão e de seus liderados

Você realmente ama o que faz? Se você ainda não sabe quais são suas forças, descubra lendo nosso artigo aqui.

Observe no vídeo como o Bruce está se divertindo com o inesperado, como ele quer lembrar de como trazer a música ao seu fã e como ele irradia a paixão durante a identificação da música, preparação da banda e da entrega final do resultado.

Simplesmente apaixonante!

Agora me diga, o quanto você como líder acredita no produto e na empresa que você representa? Você realmente se identifica com o que faz ou é apenas um alinhamento financeiro?

 

O líder foge da vala comum e entrega o inesperado

Se você consegue fazer sua equipe entregar o essencial, chegou o momento de você fazer com que todos entreguem o inesperado. A cereja do bolo. O UAU da surpresa. A vontade do “eu quero mais”.

E aí? Qual a carta que você tem na manga para chegar aos 120%? Para entregar mais, para ser o número 1?

Ninguém lembra do segundo lugar!

De nada adianta criar um conceito de liderança participativo, valorizar sua equipe, elevar o clima de trabalho se os resultados não aparecerem para os sócios da empresa.

A questão não é gerar resultado a qualquer preço, mas sim, engajar sua equipe para conseguir gerar os resultados esperados e superar todas as metas necessárias.

O que você tem feito para gerar mais valorização e engajamento da sua equipe? Termino este artigo voltando a pergunta…

A pergunta é, o quanto você é líder, o quanto você é um liderado e o quanto você não é nada disso?

 

Um forte abraço!

Ricardo

 

Ah, ainda em tempo, veja o vídeo de Bruce performando que inspirou este artigo: