É no momento da raiva que você mais conhece o caráter de uma pessoa…. você já deve ter ouvido esta frase dezenas de vezes não é mesmo?

Quando estamos estressados ou no limite da nossa carga emocional, por vezes, perdemos o controle de nossas reações.

Mas como que isso acontece?

Na verdade cada fato em si, cada momento, cada situação é livre de emoções se você analisar que, ao receber uma crítica, a crítica foi direcionada apenas ao que você fez e não referente à sua pessoa. Afinal, você está em um ambiente corporativo e tudo que é feito deveria ser considerado apenas para o lado profissional, mas infelizmente sabemos que isso não acontece sempre. Uma emoção ganha o valor e sentimento que você atribui a ela. Qualquer fato em si é frio, sem emoções. Você atribui a emoção que quiser!

Nos relacionamentos pessoais e profissionais, muitos feedbacks não são construtivos ou possuem o intuito de acrescentar, fazer evoluir, mas sim, fazem o recebedor se sentir inferior e chegam a níveis pessoais e não mais apenas profissionais. Isso acontece quando você tem chefes e não líderes como seus supervisores.

 

Você está prestes a explodir?

Para perceber se você tende a “explodir” durante o seu dia, observe se você possui estes tipos de comportamentos:

  • Você se irrita quando contrariado
  • Existem pessoas no seu setor que, ao falar com elas, você já fica irratado
  • Você não consegue criar relacionamentos com a equipe (e nem em casa)
  • Você vive estressado
  • Ir para o trabalho consome ainda mais sua energia

Balançou a cabeça ou respondeu sim para algum dos itens anteriores?

Então você é um forte candidato de estar no seu limite físico, mental e energético. Chegou mais do que o momento de assumir a responsabilidade por você mesmo e entrar em sintonia.

 

Como manter o autocontrole?

1. Respire profundamente

Seu cérebro precisa de oxigênio. Desta forma você começa a gerar um controle maior sobre suas respostas. A partir do momento que você começa a se controlar e oxigenar seu corpo, as reações vão ficando mais tranquilas e você começa a abrir o espaço necessário para raciocinar.

 

2. Pense no nome de 5 países com a Letra “F”

Na verdade pode ser qualquer coisa que faça você pensar e desviar sua atenção do problema em si. Não pode ser algo fácil, tem que ser instigante. Desviando o foco do problema, você irá conseguir manter um controle maior do “ponto de explosão”.

 

3. Monitore suas emoções

Busque perceber como você se sentia antes de alterar o seu estado emocional, observe o que fez você perder a calma e reflita se era tão irritante mesmo a ponto de fazer você perder controle total sobre você mesmo.

 

4. Nunca leve para o lado pessoal

Por vezes você irá escutar coisas que parecem ser pessoais, mas na verdade, tudo o que acontece é em cima de fatos, então não é você que está julgado, mas sim o fato em si. Lembre-se sempre disso! Pessoas inseguras buscam ofender as outras pessoas como forma de se protegerem.

 

5. Assuma a responsabilidade

Se você errou, assuma a responsabilidade, busque um aprendizado da situação e pense na formas com as quais você pode se relacionar para a situação não ocorra novamente.

 

6. Não queira ter sempre razão

Os conflitos existem muito fortemente quando queremos estar certos de tudo. O que precisamos é achar o meio termo que sirva para todas as partes envolvidas, de tal forma que, mesmo cedendo, estamos satisfeitos com o resultado. Isso precisa ser autêntico e nao apenas “da boca para fora”, porque as emoções vão tomar conta de você!

 

7. Alimente-se com calma

Tire seu tempo para suas refeições e não falar sobre assuntos que irritam você. Pessoas inteligentes falam sobre ideias, pessoas medíocres falam sobre pessoas. De que lado você está?

 

8. Exercite-se regularmente

Seu corpo precisa descarregar a tensão e abrir espaço para novas energias. Caminhe, ande de bicleta, passeie, vá para uma academia, mas faça algo para se renovar todos os dias.

 

É simples pensarmos nestes itens para manter a calma. Mas na hora da raiva, as emoções falam mais alto e precisamos aprender a nos controlar.

O melhor conhecimento é a prática de tudo!

Analise quais situações afetam você e alteram seus estados emocionais e busque sempre entender como minimizar estas reações.

Existem muitas outras formas de superar estas divergências, cabe a você analisar o que é melhor para sua realidade.

Qual a forma que funciona melhor para você?

 

Um forte abraço!

Ricardo