Quando ouvimos falar de sustentabilidade a primeira coisa que nos vem em mente é uma empresa ou negócio ecologicamente sustentável. Faz todo o sentido porque é o termo da moda para muitas empresas se mostrarem ecologicamente corretas e vários profissionais liberais usarem suas graduações e especializações em torno de algo valorizado atualmente.

Mas será que sustentabilidade é apenas ecologia e mostra a responsabilidade social de organizações? Será que o conceito sustentável pode ser usado para alavancar mais potenciais e elevar a performance corporativa? Quer descobrir, então continue lendo…

 

O termo sustentabilidade tem sua origem no latim da palavra sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas“. (Extrato Wikipedia)

Se pensarmos que precisamos suprir necessidades da geração presente, como podemos aproveitar o conceito “sustentável” e transformar benefícios diretos ou indiretos, socialmente falando, para tornar as empresas e nossos empregos sustentáveis, ou seja, conservar e cuidar da nossa empregabilidade e da existência da marca/corporação?

Vamos usar conceitos aplicados diretamente para a sustentabilidade ecológica, mas aplicar uma análise para o seu desenvolvimento profissional.

 

Conceito: Você deve encontrar novas formas de usar menos recursos e fazer as coisas de maneira mais eficiente.

Aplicação: Não é apenas fazer o que é correto porque parece correto ou porque todos estão fazendo. Se você for analisar a rotina do seu dia-a-dia, quando você entrega 100% do que você diz ser 100%?  É improvável, porém desejável, que alguém consiga entregar a sua máxima performance todos os dias. Mas empenho apenas gera um desgaste alto e nem sempre os resultados são considerados satisfatórios. Você precisa analisar de qual forma você pode simplificar recursos importantes para resultados mais rápidos e eficazes. Entenda recursos como pessoas envolvidas, dinheiro, tempo, consumo de energia, o cafezinho, do desperdício de matérias e intelectual. Como otimizar processos para gerar ganhos reais e melhorias contínuas?

 

Conceito: A novas gerações estão mais interessadas em saber se a empresa se preocupa com todos, inclusive no chão de fábrica do que apenas no lucro para o chefe.

Aplicação: Acredite ou não, você apenas terá comprometimento total da sua equipe a partir do momento que você começar a valoriza-la. As pessoas precisam sentir que você e seu negócio querem o melhor deles e perceberem que o retorno financeiro da empresa é a consequência do trabalho. Uma empresa não existe sem lucro, nem as ONGs conseguem se manter sem ter lucro para movimentar a estrutura de voluntários e cobrir as despesas, mas isso é apenas possível quando a empresa começa a ser gerenciada a partir da valorização de pessoas, nem sempre significa valorização financeira, mas de desempenho, a chamada meritocracia. Fique atento que valorizar pessoas não significa que a empresa deve ser apenas um clima de paz e amor. A entrega de resultados, metas a serem alcançadas e cobranças existem e devem existir para que a empresa perdure! Considere acompanhar mais de perto e gastar a sola do sapato, ao invés de ficar apenas sentado na sua cadeira, no seu cantinho….

 

Conceito: Empresas que colocam objetivos com propósitos claros tendem a ter mais sucesso e mais valorização.

Aplicação: Todos querem se engajar ao máximo quando se identificam com um propósito comum. Neste caso o processo começa diretamente na seleção. Quantas vezes você já leu ou ouviu falar de que pessoas são contratadas pelo âmbito técnico e demitidas pelo comportamento? Quanto esse processo custou para empresa e, por consequência, este “erro”? O conhecimento técnico é importante sim, mas busque pessoas pelo seu caráter e pelos seus valores (no que acreditam). Você terá uma equipe mais engajada com o propósito. Conhecimento técnico você consegue desenvolver de muitas maneiras, o caráter não!

 

Conceito: Empresas sustentáveis inspiram pessoas a trabalharem por elas.

Aplicação: Pessoas que possuem ambição buscam outras pessoas de sucesso para serem suas referências. Empresas sustentáveis inspiram pessoas a virem até elas por alinharem seus propósitos comuns. De que forma você consegue inspirar uma equipe a se engajar por um projeto, por uma ideia e pela empresa que representam? O quanto o seu exemplo é exemplo do que deve/pode ser feito ou é um exemplo de como não ser e proceder? É aqui que entra o brilho nos olhos, a paixão, a entrega verdadeira. A entrega é algo que faz bem e não porque você é obrigado a entregar.

 

Conceito: Mesmo que você não faça nada, use o bom senso.

Aplicação: Pequenas, médias ou grandes empresas podem não ter campanhas abertas em prol da ecologia e assim são negócios. Você está sem nada para fazer neste momento? Use o bom senso e busque o que fazer! Comece hoje mesmo a se capacitar e não fique esperando a empresa investir em você apenas. Quando a crise passar, você estará mais preparado e um passo à frente de quem não fez nada. Semeie hoje para poder colher amanhã? OU você acha que um carro sem combustível chega em algum lugar? Experimente deixar um carro parado com a ação do tempo agindo. Ele enferruja e estraga completamente. Você quer enferrujar?

 

Conceito: Se você não fizer nada agora, as regras e lei farão por você.

Aplicação: Você tem a escolha de definir qual o tamanho do seu sucesso e o quanto será valorizado e estará em destaque. Como? Agindo e fazendo a diferença! Quando você está no meio da multidão e não consegue ver além da pessoa que está na sua frente, pegue uma banqueta e suba nela. Você terá uma visão muito mais ampla e com menos entraves. Qual será a sua “banqueta” que irá ajudar você a enxergar mais longe e se destacar da grande massa?

 

Conceito: Você precisa amar o que faz.

Aplicação: Empresas sustentáveis amam o meio ambiente. Nem sempre! Às vezes é uma questão de quererem valorização por serem ecologicamente responsáveis, mas se pudessem, jamais fariam questão de serem. Qualquer pessoa bem-sucedida já parou alguma vez para fazer um balanço de suas habilidades e interesse e canalizou-as em direção de algo que vale a pena fazer. Você pode ter anos de experiência em algo até achar seu verdadeiro dom, sua verdadeira paixão. Se você ainda não sabe, leia este artigo para te ajudar!

 

O conceito sustentabilidade é intimamente ligado à ecologia e ao meio ambiente, mas hoje você pode perceber que não é o único conceito.

Como você irá fazer para tornar a sua profissão ou empresa sustentável, com o objetivo em mente de gerar crescimento contínuo e fazer com que as estratégias que são aplicadas atualmente façam com que você tenha um negócio, uma profissão sólida, duradoura e que se sustente ao longo dos anos?

Muitas vezes é o momento de se reinventar!

 

Um forte abraço!

Ricardo