O assunto é no mínimo curioso, não é mesmo? O fato de alguém falar algo com tanta convicção que chega a ser algo convincente para muitos (ou ao menos intrigante).

Mas novamente, a questão aqui não é saber se Lula é honesto ou não, isso deixaremos para quem compete avaliar e julgar.

O que mais me chamou a atenção e levou a refletir foi: Qual o impacto de tal afirmação se ela fosse feita por pessoas comuns (nós) dentro de empresas ou nos nossos ciclos de relacionamentos?

O que poderia acontecer conosco se falarmos que somos extremamente competentes e honestos, acima de qualquer suspeitas em qualquer âmbito de nossas vidas?

Para alinhar melhor vejamos alguns exemplos:

  • Não tem ninguém mais pontual que eu;
  • Ninguém consegue entregar um trabalho tão bom quanto eu;
  • Minha produtividade é imbatível;
  • Eu sou o melhor que esta empresa tem;
  • Eu não tenho falhas;
    A minha opinião é tão fundamentada que ninguém me convence de nada;
  • A empresa não tem como sobreviver sem mim;
  • Só eu trabalho em casa para garantir o sustento e os outros não fazem nada…

E assim a lista poderia seguir infinitamente…

Você se identificou com alguma frase destas ou elas fizeram você se lembrar de algo?

A questão é: Todos temos falhas! Ninguém consegue ser completamente perfeito. O que é mais impactante de tudo isso é que as falhas permitem que possamos extrair aprendizados e aprender com nossos erros.

É evidente também que nós somos capazes se ser bons em muitas coisas, mas isso não significa que precisamos espalhar isso aos quatro ventos fazendo com que as pessoas ao nosso redor sintam um certo receio de falar com você ou mesmo, inveja, raiva, ou qualquer outro sentimento negativo.

Assim, o que você pode levar da situação citada no começo do artigo com extrema honestidade?

 

1. Não tenha medo de fazer perguntas

Seja honesto quando não entender algo ou quando precisar de auxílio em algo que você não consegue seguir adiante. O fato de você perguntar e interagir com outras pessoas, nada mais é do que ampliar o seu conhecimento estar fora da sua zona de conforto buscando o melhor para todos, inclusive para você mesmo. Aprendizado constante é uma das chaves do sucesso. Fazer de conta que sabe tudo e não corresponder, afeta a sua credibilidade e hoestidade como pessoa e profissional.

 

2. Planeje-se para antever problemas ou necessidades futuras

Quando você começa a se pensar sobre quais os próximos passos em algum trabalho ou desenvolvimento, bem como eventuais problemas podem ocorrer, você gera cada vez mais conhecimento sobre uma determinada situação. A pergunta é: Até que ponto você saberia antever as soluções ou mesmo achar a resposta viável? Algumas vezes você poderá precisar de auxílio no seu planejamento o que volta a enfatizar o item anterior que citamos aqui.

 

3. Seja você mesmo

Ao ser contratado por uma empresa, as pessoas buscam um fornecedor de soluções para aquela vaga. Alguém que some, contribua e queira continuar se desenvolvendo. Recrutadores não esperam que você seja igual aos outros, muito menos seus colegas querem clones deles mesmo, mas sim alguém possa interagir a ajudar e melhorar o que está sendo feito em busca de crescimento. É claro que sempre haverá quem queira “puxar o seu tapete”, mas são estas pessoas que fazem com que você aprenda a lidar com elas e proporcionam um crescimento incrível para você, caso saiba aproveitar esta situação.

 

4. Seja realista com o que você consegue fazer

Quem diz que tudo faz, raramente realmente entrega aquilo que promete. Quando as pessoas estão cientes das suas capacidades, elas começam a atuar de forma colaborativa, explorando melhor o potencial do seu meio. Quanto mais você se desenvolve pessoal e profissionalmente, mais sede de conhecimento você gera em si mesmo e mais aprendizado deseja obter. Experimente!

 

5. Defina grandes tarefas em múltiplas tarefas de curto prazo

Ao dividir grandes tarefas em pedaços menores você começa a perceber o que deve ser feito, de que forma, quem poderá ajudar e os prazos reais para entrega. Fragmentar ajuda também a melhorar o desempenho e desenvolvimento e realça suas reais capacidades.

 

6. Invista naquilo que você está fazendo

A empresa não tem obrigação nenhuma em capacitar você naquilo que você faz. Teoricamente, ao ser contratado, a parte técnica você deveria dominar. Eu digo “teoricamente”, porque na prática não é o que temos observados nas empresas. Pessoas inexperientes querem ganhar um salário alto para começar a trabalhar, mas não tem a competência mínima para entregar aquilo pelo qual foram contratadas. Conhecimento sempre será seu e é a sua bagagem pessoal, independemente de onde você trabalhar ou quanto tempo ficar em uma empresa. Não é algo que você vai embora e deixa para trás e “esquece” depois.

 

7. Seja flexível

As pessoas e empresas possuem formas de comportamentos diferentes e seus estilos de comunicação e relacionamento variam bastante de local, região, culturas e regras internas. Assim, quanto mais você for flexível, mais poderá aprender, entender mais sobre o meio no qual está inserido e saberá reconhecer suas virtudes que possam contribuir para o todo e aprenderá suas limitações que podem ser desenvolvidas dentro da sua rotina diária.

 

8. Aprenda a escutar mais

Mesmo que você possua uma vasta experiência e seja extremamente capacitado naquilo que faz, aprenda a ouvir as pessoas ao seu redor. Você ficará surpreso em quanta coisa boa pode aprender e gerar novas técnicas, ferramentas e soluções a partir de muitos pontos de vistas. Quem acredita que apenas a sua ideia é a melhor, está perdendo uma excelente oportunidade.

 

9. Deixe seu legado

Crie mecanismos que permitam com que a empresa exista sem você. Ali você terá o seu maior valor e perceberá que, por este motivo, a empresa desejará que você permanceça nela. Você será capaz de deixar um legado, reduzir rotatividade e motivas as pessoas dando a elas liberdade de ação e fazendo com que elas possam se desenvolver e mostrar o seu real potencial.

 

10. Não se preocupe, você vai errar!

Por mais que você tente fazer tudo certo e se desenvolver e aprender, você vai acabar errando, seja no âmbito técnico ou em relacionamentos. Não nada de errada nisso. Assuma a responsabilidade pelo seu erro, corrija o que deve ser corrigido e extraia o aprendizado para não cometer o mesmo erro novamente. Nunca se esqueça, somos todos seres humanos e podemos errar sim. A diferença está naquilo que você faz a partir do erro! Lembre-se sempre disso!

 

Estas são algumas ideias geradas a partir da frase do nosso ex-presidente por uma ótica diferente e aplicada ao seu contexto do dia a dia.

Quais outras experiências você pode relatar a partir de suas experiências de convívio pessoal e profissional?

 

Um forte abraço!

Ricardo