Quem nunca sonhou em ter um negócio próprio? Acredite, são mais pessoas do que você imagina, afinal trabalhar para alguém tem inúmeras vantagens também.

Se você for analisar os riscos de empreender, que são muitos, diga-se de passagem, você começa a pensar se realmente vale a pena largar uma falsa estabilidade do emprego e encarar o mercado por conta própria?

E se houvesse uma forma de empreender sem ser empresário? Será que isso iria cativar você um pouco mais? Quero compartilhar um pouco da minha experiência empreendedora que iniciou no ano de 2000 e a forma que ajudo, como Coach, empresas e pessoas e atingirem patamares incríveis, muitas vezes jamais antes sonhados.

Inicialmente vamos pensar como criar mentes empreendedoras dentro do ambiente corporativo.

Para sermos nossos próprios gestores precisamos começar com alguns cuidados principais que podem nos ajudar a alavancar resultados e carreiras e impulsionar nossas vidas como um todo. Entenda sempre que existe uma estrutura e que algumas diretrizes devem ser seguidas em concordância com as normas e filosofia da empresa na qual você está inserida.

Então, como pensar fora da caixa e se tornar um empreendedor corporativo?

 

1. Mantenhas as regras e diretrizes simples e claras

Um empreendedor de sucesso costuma ser uma pessoa inquieta, nunca está satisfeito com os resultados, com procedimentos e busca sempre melhorar o tempo todo. Na mesma medida que eles descobrem novas formas de pensar e de criar, eles aprendem a agir de forma mais assertiva e melhor. Inicialmente pode ser instinto, mas com o tempo, é um hábito inovador que se forma. Entenda as coisas da maneira mais simples e claras possíveis, desburocratize e faça o que os empreendedores adoram fazer: INOVE!

 

2. Abra espaço para desafios

Quem possui uma mente empreendedora nunca aceitam as coisas como elas são. Eles sempre se questionam porquê e como mudar. Para um empreendedor, todos os dias são diferentes, eles odeiam a mesmice e as rotinas. A perspectiva de hoje não é igual à perspectiva de amanhã. Quando um empreendedor percebe um problema grande a ser resolvido, ele encara como uma montanha. Sempre há um caminho alternativo, nem sempre você precisa escalar o paredão para atravessá-la. Então, permita o desafio, seja de onde vier! Isso não é falta de respeito, mas sim mecanismos de melhoria!

 

3. Elimine burocracia

Um empreendedor adora resolver coisas rapidamente de forma rápida e simples, sem precisar perder tempo com burocracias. Muitos colaboradores estão desestimulados porque para qualquer coisa simples dentro da empresa, existem dezenas de etapas a sempre cumpridas e o processo é moroso demais. Analise se há algo que pode ser simplificado e como agilizar o processo em busca de fluidez e performance. Quem é movido à burocracias e normas não conseguem enxergar resultados de sucesso.

 

4. Celebre conquistas continuamente

Muitos projetos são longos e demorados. Por isso um empreendedor divide tarefas complexas em etapas menores e celebra a conquista de cada etapa conquistada. Você pode pensar em etapas ou milestones, se preferir. Uma das cosas que movem muitos empreendedores é justamente ser reconhecido como ótimos performers com resultados incríveis e inovadores. O ego fala alto, muitas vezes, afinal o que mais move é o gosto pela conquista e resultados.

5. Tenha problemas a resolver

Qualquer empreendedor de sucesso adora resolver problemas, não importa qual o tamanho deles. Os problemas podem ser de relacionados à equipe, empresa ou técnicos. Enquanto o problema não for resolvido, o empreendedor não encontra descanso. Qual a melhor alternativa para solucionar o problema? O pensamento gira em ideias e mais ideias até que ele chegue em uma resposta plausível, aplicável e, por vezes, simplista.

 

6. Organize sua rotina de trabalho

Todos possuem uma missão e nem sempre está diretamente ligada às responsabilidades dentro da empresa. Se você ainda não achou a sua, busque saber o que te motiva estar dentro da empresa e qual o seu lema para o dia a dia no trabalho. Sabendo pelo que você luta diariamente é o primeiro passo para organizar a sua rotina em busca de resultados melhores e melhores contribuições.

 

7. Permita-se falhar

Um empreendedor já fracassou alguma vez e não apenas uma, mas muitas e muitas vezes. Não é por este motivo que ele abandonou sua trajetória. Falhar é parte do processo, pode ser corrigido e é apenas mais um problema a ser resolvido.

 

8. Tenha um propósito

Qual a sua visão? Enquanto você apenas cumpre sua rotina de trabalho para receber um pagamento no final do mês, você ainda não mostrou para o que veio para a empresa. Os empreendedores de sucesso amam melhorar as coisas e querem um país, um mundo melhor. E você? Você quer o que?

 

Estes são alguns pensamentos sobre como empreendedores de sucesso pensam e agem. A partir do momento que você entender estes mecanismos e buscar modelar estes comportamentos, você estará dando um passo na direção para empreender dentro de empresas, ou seja, você vira um empreendedor corporativo.

Entenda que quanto mais você se tornar um empreendedor corporativo, mais todos irão ganhar. Você terá mais benefícios e sua empresa entenderá quem merece mais oportunidades e ser mais valorizado.

Faça como o empreendedor… não espere que os outros resolvam a sua vida! Arregace as mangas e transforme o seu meio para a forma mais empreendedora possível!

Que tal? Vamos empreender?

 

Um forte abraço!

Ricardo