Novamente friso que o teor deste artigo não é político, mas sim extrair aprendizados por algo muito marcante como foram as mais recentes manifestações. Não vou debater certo e errado, mas sim ajudar você a elevar sua consciência e conhecimento em cima de fatores que podem te levar para alta performance.

 

Vamos ver quais são os 8 aprendizados gerados a partir das manifestações?

 

Não tomar decisões já é uma decisão. Fazer nada! E fazer nada sempre te leva para lugar algum.

Se você sonha mesmo em obter os melhores resultados para a sua vida, então você precisa tomar decisões. E estas decisões são baseadas em momentos da sua carreira e da sua vida. Imagine se você precisa optar em trocar de empresa em meio à crise. Você irá mesmo se tiver a certeza que irá gerar um crescimento profissional para você com alguma vantagem que você ainda não está obtendo no momento. Por outro lado, você irá deixar de optar por uma mudança quando o medo de mudar for maior do que o medo de ficar. Se você aceitar tudo sem fazer nada, o que você ganha com isso? Quais são os pensamentos que você tenta camuflar? A pergunta chave é: O que dói mais? Mudar ou ficar como está?

 

A forma de viver a vida que levou você hoje para onde você está não é a forma que irá te levar para tão sonhada vida que você quer.

Se você ainda vive uma vida que considera insatisfeita porque você deveria continuar fazendo as mesmas coisas que você faz hoje? Você precisa fazer algo diferente se quiser resultados diferentes. Se basear em experiências do passado para poder conseguir resultados diferentes é um pensamento insano, ou você acha mesmo que sua vida vai mudar, se você continuar fazendo as mesmas coisas? Porque preciso aceitar o que já foi e não posso protestar (contra mim mesmo)? No que você precisa melhorar e o que você precisa aprender e fazer diferente para poder ter a vida/carreira que tanto almeja?

 

Dar desculpas dá força para as coisas pelas quais você está se desculpando.

Quando você observa as pessoas brigando por uma causa, você vê a paixão nos olhos, o fervor do momento, as emoções falam mais alto que a razão por muitas vezes. Em contrapartida, a pessoa que tem medo de lutar pelo que quer, ela consegue arranjar as mais diversas desculpas para não fazer algo, e em muitas vezes, estas desculpas são mentiras. As pessoas têm medo de admitir o fracasso ou a fraqueza e por isso buscam uma forma de proteção que são as desculpas. A pergunta é: O que você ganha com as desculpas e o que você está deixando de conquistar devido a elas?

 

Se você não está com muito medo, você não está fazendo grandes coisas.

Durante as manifestações muitas pessoas tinham medo de ir para as ruas com medo do confronto com policiais ou militantes de opiniões contrárias. Agora junte a força interior que você possui e mostre o seu poder. Enquanto você não sente um certo medo (mas não o desespero, pânico), você ainda não conseguiu sair da sua zona de conforto. O medo de impulsiona, o pânico paralisa. O medo te dá coragem de pensar em alternativas, o pânico freia o seu avanço. Busque o medo e as opções. O seu crescimento será consequência.

 

Se as pessoas não estão rindo muito de você, você ainda não está fazendo nada grandioso.

Quantas pessoas foram expostas ao ridículo porque estão buscando um ideal? Estas mesmas pessoas que se arriscam e são chamadas de loucas. Perceba que fazer algo que a maioria não está fazendo faz com que você começa a criar perspectivas das quais os outros também não conseguem enxergar. As melhores ideias são resultantes de atitudes ousadas, de ideias ditas como malucas e visionárias. Sempre haverá pessoas que querem puxar o teu tapete e fazer você desistir. É mais fácil derrubar outra pessoa do que querer evoluir. Lembre-se disso! Você já ouviu a frase: “Quem não arrisca, não petisca?”.

 

Os investimentos que você faz em você mesmo são os melhores investimentos que você irá fazer na vida!

Buscar algo diferente do que você tem (brigar por uma troca de postura do nosso país por exemplo) é um investimento que você sempre deve almejar fazer com você mesmo. O que você precisa aprender e evoluir para chegar nos resultados que deseja? Perceba que milhares de pessoas foram para as ruas investir em protestos que podem resultar em uma vida mais digna para si, seus filhos, netos e demais pessoas ao seu redor. O quanto você pode investir em comportamento, conhecimento e atitudes que irão te ajudar a fazer o que você tanto quer da sua vida/carreira?

 

Aquilo que você focar e julgar mais importante, é o que, efetivamente, vai melhorar/piorar.

Mesmo que você tenha muitas prioridades, ou nenhuma, o foco daquilo que você quer será o resultado. Se você tem o hábito de reclamar de tudo e ver as situações do seu dia-a-dia como negativas, percebe as coisas como difíceis, é exatamente isso que você irá obter: coisas negativas e resultados ruins. Agora, se você quiser melhorar, você precisa aprender a extrair coisas boas das situações e focar em atitudes positivas, mesmo diante da dificuldade. Se você quiser melhorar comportamentos para melhores resultados de gestão, você irá melhorar habilidades de comunicação. Você determina a direção do seu barco!

 

Todas as grandes conquistas começam com uma atitude corajosa de comprometimento.

Enquanto você não estiver comprometido com a mudança, você jamais terá resultados extraordinários. É o que o povo brasileiro fez! Se uniu, de forma corajosa, para brigar por um ideal, não importando se seu foco é a favor ou contra o governo. Então comprometa-se com você mesmo, em primeiro lugar, e busque o seu lugar ao sol. O resultado da sua vida é você, e apenas você que constrói!

 

O que você aprendeu desta situação? Como você percebe que pode contribuir e fazer para alcançar a alta performance?

 

Um forte abraço!

Ricardo