Com a grande competitividade que estamos enfrentando hoje e com as oportunidades surgindo no mercado de trabalho, nos deparamos com um grande dilema: Como podemos ser reconhecidos em um mercado que existe mais pessoas disponíveis do que oportunidades em aberto?
Muitas reclamações oriundas das empresas nos setores de RH , bem como recrutadoras, está na falta de atitude e alinhamento de discursos entre candidatos, currículo, postura e entrega. Os experientes nem sempre correspondem, e os novatos sentem dificuldades de contratação devido ao requisito experiência que é solicitada pelas empresas. Papel aceita qualquer coisa e, nem sempre é a verdade. Existe uma super venda de si mesmo, sem compatibilidade entre o real (pessoa) e papel (currículo).
Então, como ter mais atitude e se diferenciar da grande massa? Leia abaixo 6 regras de negócios para diferenciar sua empresa e você da grande massa e aumentar a sua empregabilidade:
1. Busque fazer a diferença significativa
Você precisa entender que quando você repete funções e comportamentos iguais todos os dias, você se aproxima cada vez mais de comportamentos das pessoas com as quais você convive. Como seres humanos somos adaptativos, ou seja, nos adaptamos com uma certa facilidade ao meio no qual estamos inseridos. Atitudes positivas fazem você ser mais positivo, negatividade desestimula e te puxa para baixo. Agora pergunto, de que forma podemos ser diferentes? Quando você começa a pensa de uma forma diferenciada sobre como processos podem ser melhorados, como mudar (para melhor) a imagem da empresa na qual você atua e, sim, a sua imagem também, você começa a ser diferente.
Pergunte-se: O que você tem a oferecer que te torna único e que irá causar um impacto enorme? Qual problema você resolve que traz a solução única para os outros? Quais são as suas 5 características que te vendem melhor? (e você realmente as possui)
2. Pense em ser inovador (parado você morre)
Estamos inseridos em rotinas e rotinas nos sucumbem. Se você faz dia após dia sempre a mesma coisa, como você quer inovar? Reflita sobre processos, sobre posturas, sobre contribuir para o meio e otimizar o que você executa todos os dias? Responda: O que você pode fazer a partir de agora que você nunca fez antes e irá contribuir de forma inovadora para seu emprego, empresa e relacionamentos? Lembre-se: zona de conforto não bom, água parada apodrece? Você quer se desenvolver ou apodrecer?
3. Descubra e explore oportunidades
A cada dificuldade que surge você tem 2 óticas centrais: O problema e a oportunidade. Como você lida com a situação é o que determina o seu resultado. Então, ao encarar um problema, não veja-o como um problema, mas sim como uma nova oportunidade. Se você busca resultados diferentes, faça coisas diferentes! Simples assim!
4. Libere âncoras pessoais e familiares
Âncoras também podem ser ditas como crenças. As crenças que você possui tem origem familiar desde a sua origem infantil. Elas podem ser benéficas ou limitantes. Perceba quais são os seus julgamentos sobre algo que impulsionam a sua ação e estimulam você para melhorar e contribuir. Desta forma você percebe suas crenças benéficas. Em contrapartida analise suas desculpas: “Já tentei de tudo”, “Isso sempre foi assim, para que mudar?”, “Se ele já fez, por que deveria ser diferente comigo?”, e assim a lista segue. São vários exemplos de crenças que te limitam.
5. Controle os resultados diariamente
Como você percebe se está tendo evolução naquilo que você faz? Com controle de indicadores, vários gostam de utilizar o termo KPI, indicador de performance, etc. Crie a sua forma de percebe o que te faz melhor e o que traz melhores resultados. Um controle diário do que pode ser melhorado faz com que você entre em um ciclo de melhoria contínua e impulsione a sua carreira e seus relacionamentos interpessoais.
6. Encoraje opiniões honestas
Se você quer ouvir palavras bonitas peça para sua mãe ou amigo falar sobre você o que você faz. Agora, se você quer honestidade, peça para alguém do seu convívio social ser honesto com você. Não reaja às críticas buscando a defesa (esta é a reação natural à críticas), mas sim escute atentamente sem responder. Após receber o feedback reflita e filtre as informações. Ao filtrar nao julgue tudo errado o que lhe foi dito. Lembre-se que a sua visão é diferente das outras pessoas…
O que você tem feito para se diferenciar da grande massa? Está obtendo sucesso ou quais são os entraves que você enfrenta?
Lembre-se: ATITUDE e ALINHAMENTO são os diferencias de hoje!
Um forte abraço!
Ricardo
Deixar um comentário