É segunda-feira e você está se sentindo o cansaço já? O problema não está na segunda, está em você!

Mesmo que algumas coisas parecem óbvias no primeiro momento, mas que tal analisar por uma ótica diferente?

A ideia deste artigo e ponderar alguns fatores que podem influenciar diretamente no seu cansaço.

Falta de sono suficiente

Falta de sono o suficiente

 

Muitas vezes pensamos, ao falar, em dormir, que precisamos dormir 8 horas por dia. Nem sempre é assim, e nem é assim para todos.

Cada um tem uma quantidade certa de horas para dormir e se recuperar a energia necessária para o dia seguinte. Segundo a National Sleep Foundation a quantidade de horas de sono ideias são:

  • Recém-nascidos de 0 a 3 meses: 14-18 horas
  • 4 a 11 meses: 12 a 15 horas
  • 1 a 2 anos:11 a 14 horas,
  • 3 a 5 anos: a 13 horas
  • 6 a 13 anos: 9 a 11 horas
  • 14 a 17 anos: 8 a 10 horas
  • 18 a 25 anos: 7 a 9 horas
  • 26 a 64 anos: 7 a 9 horas
  • Acima de 65 anos: 7 a 8 horas

Esses são valores ideias de sonos, porém existe um limite aceitável que normalmente é uma hora a menos do que o mínimo. Veja o estudo completo neste link (em inglês)

1 de cada 3 adultos não dormem a quantidade de horas recomendadas. Como anda o seu sono em relação ao que você realmente precisa?

A falta de sono adequado não traz somente o cansaço, mas também eleva o risco da sua saúde. Doenças cardíacas, pressão alta, metabolismo desregulado, falta de concentração, irritação e diabetes são apenas alguns exemplos.

 

Alimentação inadequada

Alimentação inadequada

 

Hoje em dia sentimos muita falta de comer comida de verdade. Convenhamos, quem tem tempo de fazer uma comida saudável todos os dias?

Aqui entram vários fatores como comidas com muita comida processada, açúcares que perdem muitos nutrientes e nos trazem saciedade temporária, mas não nos alimentam de verdade em ermos de nutrientes.

Seu corpo precisa de uma variedade de vitaminas e minerais para poder sintetizar os neurotransmissores que regulam o sono e concentração, assim, assegure-se de comer muitas verduras e frutas na sua base diária de alimentação.

Cafeína e bebidas alcoólicas devem ser evitadas ou consumidas apenas em pequenas quantidades porque ambas causam uma ruptura do seus padrões de sono. Nunca beba este tipo de bebida pouco antes de dormir.

Por fim, tome muita água! Você pode ficar desidratado e, como consequência, você sentirá cansaço e falta de concentração.

 

Falta de atividades físicas

Falta de atividades físicas

 

Quanto mais tempo você fica sentado, apenas focado em atividades que exigem o uso do seu cérebro, menos oxigenação você está trazendo para seu corpo. Você pode achar que estar parado economiza energia, mas o cansaço é combatido com movimento.

Você não precisa passar horas na academia ou fazendo exercícios. Pesquisas comprovaram já que apenas 20 minutos de exercícios moderados, como caminhada, por exemplo, trazem um efeito energizante para sua energia. As pessoas que passam mais tempo sentadas durante o dia tem uma tendência de conseguir dormir menos à noite.

O exercício regular promove uma melhor qualidade de sono porque ele aumenta o tempo do sono mais profundo dentro do seu ciclo de sono que é conhecido pelas suas características de recuperação do corpo como um todo.

Desafie 20 minutos de exercícios leve todos os dias e comece a sentir a diferença! Ou você prefere sedentarismo comum remédio na caixinha em troca dos 20 minutos de atividade?

 

Vida com excesso de estresse

Vida com excesso de estresse

 

Todos nós vivemos correndo e desgastados e acabamos caindo em várias situações de estresse de tempos em tempos. Você pode sentir a pressão no trabalho, por problemas de relacionamentos ou mesmo estar preocupado com suas finanças e dívidas.

Nosso corpo produz adrenalina, cortisol e outros químicos quando estamos estressados. Este processo é um excelente caminho de preparar nosso corpo para situações de risco, porém atrapalha o nosso sono.

 

Saúde debilitada (medicamente comprovado)

Saúde debilitada (medicamente comprovado)

 

Neste item não vou entrar em muitos detalhes. Aqui quem irá te orientar corretamente é um médico que pode entender 100% do seu estado clínico! Sem dúvida alguma é ele que irá ajudar você a entender o seu estado de saúde da forma que você precisa saber.

 

O que fazer para ter mais energia?

O que fazer para ter mais energia

 

Justamente tudo o que falamos acima…

Ajuste o seu sono, alimente-se melhor, busque válvulas de escape, faça exercícios de forma regular e busque um profissional para te ajudar, se achar necessário.

São pequenos ajustes dentro da sua rotina que irão ajudar a fazer toda a diferença.

O que você tem feito que tem te ajudado?