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Fidelizar meus clientes2019-03-15T11:35:46-03:00

Você tem clientes ou você tem fãs?

Será que é tudo a mesma coisa ou qual a diferença de cliente e fã?

Antes de abordar este assunto é interessante saber se você acha mais fácil conquistar um novo cliente ou se você prefere fidelizar um existente.

Quanto custa conquistar um novo cliente?

Os esforços necessários para você conquistar um novo cliente, chamamos de Custo de Aquisição de Cliente (CAC). Para você saber o seu custo é simples: some todos os investimentos que você fez para atrair novos clientes para o seu negócio e divida pelo número efetivo de vendas/fechamento.

Se você ao longo de 30 dias investiu R$ 1.500,00 com o marketing da sua empresa e conquistou 10 novos clientes você terá (Não estou listando todos os custos operacionais aqui):

R$ 1.500,00 / 10 = R$ 150,00 por cliente.

Este foi seu custo de aquisição.

Por que deveria fidelizar?

Devolvo a pergunta! É mais barato vender para quem já compra de você ou de quem não conhece você ainda? Não preciso nem responder, não é mesmo?

Cliente ou Fã?

Agora volto na pergunta inicial!

Quanto mais você se importar com seu cliente atual e achar formas de encanta-lo, melhor será sua estratégia de criar fãs. Fãs são mais fiéis às marcas, eles divulgam, se conectam, falam bem ou mal de alguém. Isso se chama RELACIONAMENTO! Uma coisa fundamental é que um potencial cliente pode querer comprar de você, mas o fã quer tudo o que você pode oferecer.

Ainda, fãs influenciam outros clientes e fãs, o que acaba facilitando a tomada de decisões sobre uma compra. Por fim, fãs admiram tudo o que você faz!

Entretanto você precisa construir isso primeiro. Algumas dicas fundamentais para ter fãs, ao invés de clientes, são:

  • Entregue mais do que você promete
  • Faça-os sentirem especiais
  • Recompense o que eles fazem
  • Interaja continuamente com eles sempre buscando (saber) o que eles querem

A questão é: Desenvolva uma estratégia correta para o seu negócio para gerar fãs e aumentar suas vendas, sem necessariamente, aumentar investimentos com marketing e propaganda.

Obtenha estratégias direcionadas para fidelizar os seus clientes!

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