Se você está vivo, você já cansou de ouvir falar da tentativa de abertura do impeachment para com a Presidente Dilma. Para deixar bem claro: Não vamos debater política neste artigo.

Friamente falando, o impeachment em questão nada mais é do que uma análise de (ir)responsabilidades praticadas pelo(a) presidente. Então, o que você ganha com a saída do presidente? Muitos vão pensar e dizer: NADA, outros dizem: TUDO.

 

Um novo presidente não necessariamente melhorará a sua situação atual.

De verdade… o presidente saindo, você estará com um emprego (se estiver desempregado)? NÃO! O resultado da empregabilidade continua sendo sua e apenas sua, ou seja, a crise de mercado demorará um tempo ainda para se reerguer, independentemente de quem quer que seja o presidente ou gestor do país.

Pensando assim, o que você, seu emprego, empresa ou indústria pode aprender com este cenário atual?
Primeiramente, vamos mudar o termo impeachment para análise.

 

Aprenda mais sobre você mesmo, o autoconhecimento provoca MUDANÇAS.

Se você analisar a sua situação atual, classifique-se em:

  1. Proprietário de empresa
  2. Gestor em qualquer esfera e nível
  3. Colaborador (empregado – não gosto muito desta terminologia)
  4. Em busca de recolocação (desempregado)

Cada um destes níveis requer uma atenção diferenciada, por isso você deve começar fazer uma análise detalhada de como você está neste cenário. Faça uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT, acrônimo do inglês: (do inglês: Strenghts [Forças], Weakenesses [Fraquezas], Opportunities [Oportunidades] e Threats [Ameaças]). Se você nunca fez isso antes sugiro que comece por este artigo.

Aplique as perguntas para o contexto empresa ou pessoal dependendo do resultado que você está buscando.

Após esta análise, verifique o quanto (realmente) você está comprometido e engajado com o sucesso do seu negócio e empregabilidade. Mesmo sendo um colaborador, você deve pensar como se o negócio fosse seu porque o sucesso da empresa permitirá que você cresça e desenvolva uma carreira.

 

Mudar depende de você. Isso é sua RESPONSABILIDADE.

Se fosse realizada uma análise de responsabilidades por resultados com você, você teria uma boa avaliação ou o risco de manter você na sua atual função seria maior do que demiti-lo?

Se você estiver desempregado, você corre continuamente atrás de uma recolação ou já desistiu e bateu o desespero? Quanto mais desesperado, menos você conseguirá pensar em soluções. Tentou de tudo já? Comece a analisar outras alternativas, fale com quem esteve desempregado e busque saber o que fizeram para se recolocar no mercado. Aqui sugiro que você leia também este artigo sobre como levar sua carreira para o próximo nível.

Agora se você quer mudanças, tal qual o povo brasileiro quer, você pode verificar o que gostaria de mudar. Escrevi sobre isso um tempo atrás e se você realmente quiser gerar esta mudança, leia mais aqui.

 

Não culpe os outros, FAÇA ACONTECER!

Assim, trocar a pessoa no comando vai resolver seus problemas? Nem sempre! A sua atitude fala muito mais por você do que qualquer outra coisa. O ponto é usar o seu conhecimento, sua inteligência e força de vontade com a atitude necessária. De nada adianta saber muito e nada fazer. Lembre-se: o seu sucesso é um conjunto de CHÁConhecimento, Habilidade, Atitudes e sua evolução e crescimento precisa de conhecimento, prática e repetição (por inúmeras vezes).

 

Está difícil, MUDE o que está fazendo

Acreditar que a mudança acontecerá transferindo a responsabilidade para fatores externos não vai ajudar você me nada, então arregace as mangas, pare com o mimimi e mexa-se.

Como empresário ou gestor avalie se você está com a liderança assertiva. Uma empresa sem um gestão efetiva e assertiva com sua equipe não consegue motivar sua equipe para resultados de longo prazo. Escrevi sobre isso no artigo: “Liderança: Por que algumas empresas tem sucesso e outras não?“. Leia este artigo e faça uma análise ainda mais crítica sobre sua situação atual e mexa-se. Águas paradas apodrecem e você quer vida longa para os negócios, não é mesmo? Falta estímulo para começar? Então inspire-se para mudança aqui (5 Mecanismos que irão colocar você em ação para mudança).

 

Que tal começar tomando muito CHÁ?

 

Um forte abraço!

Ricardo