Quando você pensa em uma liderança de alto impacto e que revolucionou a forma de pensarmos sobre gestão de pessoas e conduções de negócios, qual nome vem à sua mente?

Uma enorme referência no mundo corporativo é Jack Welch, ex-CEO da GE. Ele foi capaz de levar a empresa a resultados incríveis e surpreendentes através de uma forma de liderança única e eficaz.

Muitos gestores se inspiram em suas técnicas para conduzir empresas e corporações ao sucesso. Mas será que ele realmente conseguiu trazer conceitos que seriam aplicáveis em outras empresas, ou ainda, ao redor do mundo?

Vamos conhecer mais sobre as principais lições de Jack? Os pensamentos são dele, e as percepções minhas. ;)

 

Gerencie menos, lidere mais

Quando estiver na liderança não deixe que a cobrança diária dita como gestão seja o foco principal. Você acabará com uma tendência de praticar a micro gestão e isso faz com que as pessoas fiquem cada vez mais desmotivadas porque tira a responsabilidade delas errarem e acertarem.

Ao invés disso busque inspirar pessoas com uma visão de futuro, assim elas vão querer fazer mais coisas, porque fazer mais coisas é bom para todos, inclusive para elas.

Ao definir metas crie metas desafiadoras semanais e mensais. Ao terem metas mensais ficará mais fácil perceber o caminho para bater as metas ou mesmo superá-las. Em contrapartida, as metas semanais darão suporte contínuo ao trabalho que deve ser feito, afinal ninguém produz 100% do tempo ao longo de um mês. Sazonalidade existem. Ainda, com metas semanais você consegue assegurar melhor os resultados e não entrar em desespero quando o final do mês estiver se aproximando.

Tenha um bom plano, um roadmap. Você precisa saber o que quer fazer e onde quer chegar, senão nada fará sentido. Imagine o seu roadmap como um detalhamento com datas e funções do que você deve fazer para alcançar determinados resultados. Você pode criar um para suas atividades semanais, mensais, para desenvolver a delegação de tarefas, ou para qualquer outra coisa que você precisa repetir de forma continuada.

 

Torne as coisas menos formais para ter uma liderança mais leve

Ambientes corporativos tendem a apresentar muita formalidade. Para melhorar a dinâmica e interação destrua barreiras corporativas. Assim todos podem expor suas opiniões e contribuir.

Diminua a hierarquia da empresa para aumentar a comunicação e entenda que a comunicação é fundamental que exista, mas entenda que você nem sempre estará certo.

Na comunicação perceba dois papeis centrais:

  1. quem ouve: não rotula, não faz julgamento, apenas ouve e
  2. quem fala: se não aceita joga a responsabilidade adiante, diz que é dos outros. Não faça isso! Assuma a postura de líder e fale sua opinião assumindo a responsabilidade.

Cabe ao líder orientar seus liderados a alcançarem seus resultados. Se uma equipe não está performando conforme desejado, a culpa é do líder. Ele não soube trazer o melhor de sua equipe e fazer ela entregar os resultados esperados.

Estimule a escuta ativa entre sua equipe e com você, líder!

 

Obtenha boas ideias em todos os lugares

Todas as pessoas tem algo a contribuir, não ignore nenhuma opinião e nem cargo hierárquico. O foco deve ser a melhoria em processos, produtos, serviços e benchmark.

Não se esqueça que não é apenas uma questão interna, então considere o benchmark com os seus concorrentes também. Muitas vezes uma simples ideia revoluciona todo uma estratégia de negócio, bem como a empresa em si.

Seria muito demagogia acharmos que somente nós temos as melhores ideias. Algo que devemos aprender é que pessoas diferentes possuem histórias de vidas diferentes. Quando passamos a entender o ponto de vista de outras pessoas e valorizamos as diferenças, conseguimos gerar ainda mais engajamento, e, por consequência todos começam a contribuir mais com o líder e com a empresa.

 

Seja o número 1 ou 2 para lideranças de impacto

Grandes empresas/corporações/times/equipes aplicam exatamente o mesmo esforço que as empresas pequenas!

A diferença está apenas na rapidez. Entenda o processo de rapidez. Quem consegue se adaptar mais rapidamente, trazer novas ideias, responder antes, efetuar sua proposta, etc, engole o mais lento. Desenvolva a mentalidade de agilidade em sua equipe/empresa para que vire um hábito.

Um processo lento torna todas as decisões lentas. A lentidão em analisar algo, desestimula as pessoas ao seu redor. Velocidade com assertividade gera eficiência. Eficiência gera menos desgastes, menos desgaste gera mais produtividade. Mais produtividade não significa necessariamente ter que trabalhar mais horas por dia, mas sim, fazer melhor o que vem sendo feito dentro do tempo disponível.

 

Viva pela qualidade

A qualidade está diretamente associada com a rapidez.

Quando você foca em qualidade, você para de aceitar qualquer coisa que te apresentem ou deixa de entregar algo que não gostaria de receber. Pense em qualidade naquilo que você entrega (relatórios, trabalhos, etc) e se esmere no atendimento ao cliente, qualidade do seu produto e/ou serviço.

Você precisa pensar em todas as esferas da empresa como marketing, processos, etc e entregar melhores resultados! Imagine que para que você possa concluir seu trabalho, você depende de outros setores da empresa, da mesma forma que os outros setores da empresa dependem de você. Você gostaria de ter que ficar refazendo tudo somente porque você não fez algo corretamente, mesmo sabendo quais seriam os procedimentos corretos da empresa para gerar fluidez?

Pense ainda que se não precisar refazer suas atividades, mais tempo você terá para entregar a qualidade desejada.

 

Foque constantemente em inovação

Quando você se torna um líder servidor que pensa em prol da empresa como um todo, o seu papel é perpetuar resultados!

Ao inovar times e empresas você gera um ciclo de inovação constante. Entenda que sem inovação, o seu negócio irá a falência. Inovação deve ser, obrigatoriamente, uma cultura organizacional absorvida por todos!

Atualmente um ciclo de processo ou serviço está em torno de 6 meses. Após este período ele já começa a se tornar obsoleto. Por isso é importante rever processos continuamente. Não acredite na frase de que em time que está ganhando não se mexe. Se você não mexer, o seu concorrente irá!

 

Envolva todas as pessoas para uma liderança participativa

Todas as pessoas são importantes, não importando setores, cargos ou escolaridade. Faça com que todas as pessoas procurem as melhores alternativas e tenham consenso nos problemas.

Ao desenvolver e energizar pessoas você consegue fazer com que elas entreguem o seu melhor. Elas percebem melhor suas identidades e competências. Considere trabalhar com meritocracia (recompense quando há méritos a serem considerados).

Como um bom líder você sabe que as pessoas possuem perfis comportamentais diferentes. Existem as pessoas que muito falam e pouco fazem, as que pouco falam e muito fazem, existem as que estão no meio termo, existem as que nada fazem. O seu papel é identificar e desenvolver estas pessoas e fazer com que elas se sintam parte de um todo, parte de um grupo e que você se sinta parte destas pessoas também.

Talvez você esteja lendo este texto e imaginando que é fácil falar sobre liderar e envolver pessoas, mas se você tirar ao menos 10 minutos por dia para falar com uma pessoa diferente da sua empresa, você ficará surpreso em perceber a mudança de postura e resultados.

 

Stretch (expanda, puxe)

Faça com que todos entreguem 100% a mais do que já entregam. Uma mente cheia não tem tempo para pensar em futilidades e ficar “matando tempo” precioso da empresa.

Com certeza Jack Welch busca produtividade como modelo de liderança, mas em alguns momentos precisamos de um momento de ócio, mesmo no trabalho. E é apenas um breve momento. Um gole de água, uma conversa no café, uma andada no setor. Apenas um momento para limpar a mente e refocar. Verdadeiros milagres acontecem.

Precisamos criar mecanismos para deixar nossa mente expandir e enxergar novos cenários, novas possibilidades.

 

Comporte-se como uma pequena empresa

Todos os seus clientes internos e externos devem ter um atendimento personalizado. Trate-os com excelência e não esqueça dos fornecedores. Lembre-se que eles irão falar da sua empresa para outras pessoas (bem ou mal). Todos são pontos de contato da sua marca com o mercado externo. Eles são reflexo da sua liderança.

Em uma empresa de pequeno porte, os donos da empresa, normalmente, tem uma real preocupação com cada pessoa dentro da empresa.

Cada líder admirado se preocupa com pessoas, de verdade. Quando você entende o que acontece com as pessoas ao seu redor, mais você conseguirá ajudar sua equipe a performar e se perceber como parte importante para a empresa.

 

Construa times vencedores

Para conseguir estruturar uma equipe vencedora faça os 9 itens anteriores acontecerem. Equipes vencedoras são o resultado de todos os 9 itens anteriores citados. E acredite ou não, o peso maior está em cima da liderança aplicada junto aos times.

Já estamos longe da época de que chefes, aqueles que mandam e não escutam, falam mais alto que todos, não se preocupam com as pessoas obterão êxito. Empresas com lideranças assertivas possuem menos rotatividade de pessoal, um ambiente de trabalho mais feliz e produz mais e melhores resultados de forma natural.

 

Como você gerencia sua equipe/empresa ou carreira?

 

Um forte abraço!

Ricardo